Curiosidades
Juíza suspende aplicativo de entregas criado pela prefeitura do RJ
Chamado de “Valeu”, o app foi suspenso porque, segundo a decisão, estava “sufocando” os outros serviços privados do mesmo ramo.
Na última segunda-feira, 27 de junho, foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro o aplicativo de entrega de comidas com o nome “Valeu”, o qual foi criado em março pela prefeitura da cidade. A justificativa da suspensão foi de que o aplicativo estava “sufocando” os outros serviços privados do mesmo ramo.
Leia mais: Motorista de aplicativo tem uma ideia incrível para suas viagens e viraliza
O aplicativo veio para ser uma alternativa da administração municipal para entregas de comida às pessoas da cidade. Inicialmente, a ideia tinha como objetivo oferecer uma remuneração melhorada aos entregadores, uma liberdade maior na concorrência e preços também mais atraentes para os consumidores.
A liminar veio através da juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública, a qual tomou a decisão sobre a ação popular que foi movida pelo vereador Pedro Duarte (Novo) contra o prefeito Eduardo Paes (PSD) e a empresa municipal de informática (IplanRio).
“Com o aplicativo Valeu, existe a verdadeira intervenção do Poder Público no mercado de serviço de entregas para os restaurantes, e consequentemente acaba sufocando outras plataformas privadas, que não possuem nenhum interesse público em violar a livre iniciativa e a livre concorrência”, foi o que justificou a defesa de Duarte na ação.
Além de causar a suspensão, esta decisão obriga que a prefeitura publique virtualmente todas as informações que demonstram os gastos em suas elaborações e a operacionalização do aplicativo, sem contar as receitas que foram obtidas por meio da plataforma.
Tentamos contato com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para comentar sobre esta decisão judicial e seguimos no aguardo referente ao posicionamento da administração municipal.

-
Tecnologia2 dias atrás
Empresas sentirão os impactos da 5G inicialmente
-
Agronegócio2 dias atrás
Margaridas: aprenda a cultivar essa flor super delicada em casa
-
Finanças2 dias atrás
Descubra o que fazer quando o INSS desrespeita o prazo limite de resposta dos pedidos
-
Finanças1 dia atrás
R$ 23 milhões referente ao PIS/PASEP ano-base 2020 seguem esquecidos
-
Empresas2 dias atrás
Prática por quem utiliza vale refeição ou vale alimentação é considerada crime
-
Finanças20 horas atrás
O que fazer caso receba a notificação de irregularidade do INSS
-
Finanças23 horas atrás
Revisão do FGTS: Estimativa de correção até R$10 mil, segundo LOIT
-
Política17 horas atrás
Eleições 2022: candidatos à presidência declaram patrimônios milionários