MEI
MEI pode emitir boleto bancário?
O pagamento via boleto facilita a vida de todos, principalmente, de empresas. Além de mais seguro, o sistema de pagamento permite que este seja feito de qualquer lugar, mesmo pela internet. Mas, como estamos, sempre, tratando de MEI, fica a pergunta: o MEI pode emitir boleto?
Como o boleto bancário funciona?
O boleto bancário, nada mais é, que um meio de pagamento por meio do código de barras. Com ele, é possível tratar do recebimento de títulos de cobrança, serviços e vendas, podendo ser quitado em qualquer agência bancária, pela internet e, dependendo do valor, nas agências lotéricas.
O sistema funciona da seguinte forma: o beneficiado (quem vai receber, ou seja, o MEI) emite o boleto para o cliente, chamado de sacado. Com o documento em mãos, o pagamento é feito. Agora que você entendeu como funciona, sabia que existe mais de um tipo de boleto?
O mais comum é o boleto avulso. Ele é usado para diversos tipos de pagamento de forma separada. É aquele que a gente usa para cobranças individuais, como faturas de cartão de crédito e pagamento de vendas. Mas, também há o boleto carnê, como o usado para financiamento de carros e viagens.
O que preciso para emitir boleto bancário?
Como falamos no começo, para emitir um boleto bancário, o pontapé é ter uma conta corrente ativa e habilitada para a emiti-lo. Mas, também é necessário que o MEI adquira um programa gerador de boletos. Há diferentes tipos de programa, tanto pagos quanto gratuitos. A boa notícia é que você pode adquiri-los de maneira muito fácil.
Basta acessar a internet em sites como o Baixaki ou o próprio Google.
Porém, uma novidade pode agradar a quem quer diminuir taxas e ter mais facilidade na realização deste serviço. Trata-se da emissão de boleto sem associação à uma instituição bancária. Para isso, basta que o MEI utilize uma plataforma chamada Boleto Fácil. Essa modalidade permite que o empreendedor gere boletos diretamente para o cliente
Após o pagamento, o valor cai, diretamente, na conta do cedente. Mas, aqui vai um alerta. Os boletos registrados junto aos bancos trazem maior segurança, pois, salva os dados tanto de quem paga quanto de quem recebe. Tanto que, em 2017, e Febraban trabalhou para extinguir a modalidade de boletos sem registros bancários.

-
Tecnologia2 dias atrás
Lojas junk no Japão vendem ‘lixos’ eletrônicos que são verdadeiros achados
-
Mundo2 dias atrás
Destino mais cobiçado da Europa também é a cidade cidade mais cara em 2025
-
Tecnologia23 horas atrás
Starlink Mini recebe aval da Anatel para venda no Brasil: entenda o que muda
-
Empresas1 dia atrás
Top Creators: 10 influenciadores digitais do Brasil que marcaram presença na Forbes
-
Economia1 dia atrás
Ministro do Trabalho classifica jornada 6×1 como “cruel”
-
Economia1 dia atrás
INSS vai ressarcir R$ 292 mi a aposentados com descontos ilegais
-
Empresas1 dia atrás
CSN tem prejuízo de R$ 732 mi no 1TRI25
-
Economia1 dia atrás
Haddad anuncia medidas para facilitar declaração de renda variável