Saúde
Metas abusivas podem gerar sérias consequências aos trabalhadores; Confira
As empresas podem tomar medidas concretas para ajudar a promover a saúde mental dos funcionários. Saiba como isso é possível.
Metas excessivas e que são impossíveis de serem alcançadas de forma saudável e equilibrada podem causar estresse, ansiedade e outras doenças psicológicas, além de prejudicar a saúde física do trabalhador.
Apesar de garantirem o cumprimento do propósito e incentivar a produtividade de um funcionário, se forem muito cruéis, podem se tornar assustadoras! Entenda.
O que diz a Consolidação das Leis Trabalhistas
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o empregador tem a responsabilidade de garantir condições de trabalho saudáveis e seguras para seus funcionários, incluindo a definição de metas realistas e alcançáveis.
Não existe nenhuma proibição sobre o empregador de estabelecer metas a serem cumpridas por seus empregados, no entanto, se forem identificados abusos trabalhistas, é necessário buscar o Ministério do Trabalho.
Metas abusivas podem ser prejudiciais à saúde mental
A imposição de metas excessivas ou impossíveis de serem alcançadas podem causar uma série de problemas aos colaboradores. Essa imposição pode ser percebida como uma forma de humilhação e discriminação, o que pode resultar em danos à dignidade e à autoestima da pessoa.
O empregador também tem a responsabilidade de oferecer suporte e recursos adequados para ajudar os funcionários a lidar com o estresse e outros desafios relacionados ao trabalho. É importante que o empregador e o trabalhador trabalhem juntos para garantir que as metas sejam alcançadas de forma saudável e equilibrada.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é um estado de exaustão emocional, despersonalização e redução do desempenho profissional, geralmente relacionado ao trabalho. É uma condição psicológica que pode afetar pessoas em todos os setores, incluindo profissionais de saúde, professores, trabalhadores administrativos e outros.
Os principais sintomas da Síndrome de Burnout são:
- fadiga crônica;
- falta de motivação;
- despersonalização;
- insatisfação com o trabalho;
- baixa autoestima;
- desesperança.
Algumas pessoas possuem, ainda, sintomas físicos, como dores de cabeça, insônia e falta de apetite.
O que fazer para garantir uma boa saúde mental dos colaboradores?
As empresas possuem um papel importante na garantia da saúde mental dos colaboradores. Algumas das ações que podem ajudar a promover a saúde mental são:
Oferecer suporte e recursos
As empresas podem oferecer programas de saúde mental, como terapia ocupacional ou aconselhamento, para ajudar os funcionários a lidar com o estresse e outros desafios relacionados ao trabalho.
Criar um ambiente de trabalho saudável
É fundamental adotar medidas para garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, equilibrado e respeitoso, ajudando a promover a saúde mental dos funcionários.
Definir metas realistas
As metas abusivas podem ser prejudiciais à saúde mental dos funcionários. É importante que as empresas definam metas realistas e alcançáveis para seus funcionários.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem