Tecnologia
Microsoft aumenta investimento e cria chip de IA em parceria com a OpenAI
Gigante de tecnologia segue apostando no segmento de inteligência artificial. Chip servirá para alimentar os sistemas de chatbots como o Bing.
Os investimentos da Microsoft na área de inteligência artificial seguem a todo vapor. A novidade agora é que a gigante de tecnologia está desenvolvendo o seu próprio chip de IA.
A criação ocorre em parceria com a OpenAI, mesma empresa responsável pela idealização do ChatGPT e que revolucionou as discussões recentes sobre IA no mundo.
O chip de inteligência artificial da Microsoft é chamado internamente sob o codinome de “Athena”. A ideia é que ele tenha o poder de alimentar com informações os sistemas poderosos por trás de chatbots como o Bing.
O que se sabe, até então?
A informação foi divulgada pelo portal The Information nessa terça-feira (18). De acordo com as fontes do veículo, a Microsoft já trabalha na criação do chip de IA desde 2019.
A gigante de tecnologia, vale lembrar, foi uma das primeiras a apoiar a OpenAI na criação do ChatGPT. Ela investiu bilhões de dólares na concepção do chatbot.
O novo chip terá como função treinar modelos de linguagem, como o GPT. O que se subentende é que ele poderá processar muitos dados, reconhecendo padrões e criando saídas para imitar a interação com humanos.
As expectativas da Microsoft são altas. A empresa espera que o componente seja capaz de entregar um desempenho acima do que é oferecido, hoje, por outros fornecedores, economizando tempo e custos.
Concorrentes
Esta não será a primeira investida do mercado tecnológico na criação de chips de inteligências artificial. A Amazon e o Google, por exemplo, já fabricam os próprios componentes internos.
Apesar disso, quem se destaca hoje, nesse segmento, é a Nvidia, conhecida mundialmente pela fabricação de chips. A possível entrada de mais um player nessa concorrência deve impactar o mercado.
Os investimentos em IA estão surgindo de todos os lados. Quem decidiu entrar no jogo, recentemente, foi o bilionário e proprietário do Twitter, Elon Musk.
Ele anunciou a abertura de uma startup própria de inteligência artificial e adiantou que lançará, em breve, o rival do ChatGPT. A nova ferramenta já até ganhou um nome irônico dado por ele: “TruthGPT”, a “IA em busca da verdade”.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira20 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia15 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?