Conecte-se conosco

Agronegócio

MT: setor agropecuário está otimista com 2022

Retorno das negociações com a China pode fortalecer e movimentar ainda mais a atividade

Publicado

em

O setor pecuário vem apresentando reação desde que a China anunciou a retomada das exportações brasileiras de carne bovina, em meados do mês de dezembro. Para 2022, a expectativa é de que, as variações das cotações do boi gordo sejam menores, ante o cenário observado em 2021.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Júnior, o retorno das negociações com a China pode fortalecer e movimentar ainda mais a atividade. “Depositamos toda nossa confiança nesse ano. A China suspendeu o bloqueio um pouco antes do Natal e acreditamos que isso venha a refletir em toda nossa rentabilidade, já que o Brasil abriu novos e importantes mercados, como Estados Unidos, Rússia e quase todo o sudeste asiático. Agora temos mais opções para escoar nosso produto mundo afora, além de atender nosso mercado interno, que consome 70% da nossa produção”, afirmou.

A Acrimat também espera um crescimento na oferta de bovinos fêmeas ao abate, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Há indícios de um início de inversão de ciclo para a pecuária e, como consequência, os preços do bezerro tendem a aumentar, já que são dois anos de retenção de matrizes no Estado.

Enquanto em 2021, o cenário da pandemia ainda se fez presente, em 2022, com o avanço da vacinação e maior controle da pandemia, a relação “oferta e demanda” deve se manter mais estável. É importante lembrar também que este será um ano de eleições majoritárias, o que tende a influenciar no preço do item.

“Além dos aspectos de mercado, o produtor teve ficar atento esse ano, por conta das eleições, que podem provocar muitas variações nos preços durante todo ano. O produtor deve se atentar a esse fato, pincipalmente, no segundo semestre. Os preços dos insumos ainda devem permanecer altos, obrigando o produtor a fazer sempre suas contas, seja na compra, seja na venda de sua produção”, enfatizou a Acrimat.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS