Economia
Mulher recebe 50 mil reais por engano do INSS e não precisa devolver!
Mulher recebe a aposentadoria do irmão já falecido durante 8 anos por engano e segundo a Justiça não precisará devolver aos cofres públicos.
Já pensou ganhar 50 mil por engano e não precisar devolver? Pois bem, recentemente, isso aconteceu com uma mulher que recebeu, por engano, o pagamento do valor de 50 mil reais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foi definido pela Justiça que a devolução do dinheiro não precisará ser feita. Continue a leitura para compreender esse caso!
Nesse contexto, a falha do Instituto Nacional do Seguro Social ocorreu após o falecimento do irmão dela. O Instituto continuou pagando a aposentadoria por invalidez do irmão. Nesse sentido, a morte do irmão ocorreu em 2004 e até 2012 o valor da sua aposentadoria continuou sendo depositado na sua conta.
Durante todos esses anos, a mulher usufruiu da aposentadoria do irmão. Nesse sentido, após o INSS reconhecer o erro, foi descontado os valores da pensão por morte que a mulher também recebia.
No entanto, a Justiça decidiu não efetuar a cobrança dos 50 mil reais, pois a sujeita comunicou a morte do irmão ao INSS, todavia, mesmo tendo a compreensão da situação, o Instituto continuou fazendo o depósito da aposentadoria.
Diante disso, a Justiça entendeu que a mulher agiu de boa-fé, pois após deixar claro ao Instituto que o irmão se foi e, mesmo assim, continuar recebendo o repasse do valor, a mulher acreditou que teria o direito de receber esse benefício. Segundo a Justiça, por ser um equívoco de responsabilidade do INSS, o órgão também deverá indenizar o sujeito pelos descontos efetuados da sua pensão por morte.
Frente a isso, o Tribunal Federal compreende que os valores que foram pagos por erro administrativos, desde que recebidos de boa-fé, não podem ser cobrados, sendo assim, a pessoa que recebeu o pagamento não pode ser punida por um erro que foi cometido pelo Instituto Nacional.
Logo, a mulher deverá ter o dinheiro descontado da sua pensão de volta.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas