Finanças
Multa de trânsito pode sujar o nome do condutor?
Multas atrasadas podem levar muitos problemas ao motorista. O nome sujo nos órgãos de proteção de crédito seria um deles? Veja!
Quem dirige frequentemente sabe que sempre está sujeito a levar uma multa, e isso pode gerar uma dor de cabeça desnecessária. Além dos pontos na carteira, ainda há o valor a ser pago, que muitas vezes é esquecido.
Além disso, há a possibilidade de recorrer, caso a infração não seja devida, mas é preciso atenção ao prazo de pagamento, já que o atraso pode levar diversos problemas ao condutor, como o nome sujo, por exemplo.
Em casos de atraso, o CPF do condutor pode ser enviado ao SPC, Serasa, Dívida ativa ou CADIN (Cadastro de Créditos Não Quitados). Quando isso aconteça, o condutor fica negativado e passa a ter alguns problemas com as ações financeiras.
Para conferir sobre as multas em atraso, basta entrar no site do Detran, mas geralmente os avisos de multas costumam chegar por correspondência. Ficar atento a esse tipo de dívida é importante para evitar prejuízos.
Com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, o condutor não consegue solicitar empréstimos ou cartões de crédito nem abrir contas bancárias ou fechar negócios, entre muitos outros prejuízos financeiros.
Além destes, outros pontos podem prejudicar em relação ao veículo, já que não é possível a venda do veículo com multas, uma vez que a transferência dele para outra pessoa fica inviabilizada. Também não é possível emitir os documentos do veículo nem fazer licenciamento.
Sem o licenciamento, não é possível circular pelas vias, e caso o condutor insista, pode levar uma multa gravíssima. A multa nestes casos fica no valor de R$ 293 e acrescenta sete pontos na carteira. E ainda tem a chance de ter o carro detido.
O atraso da multa também ocasiona em um aumento de valor, devido aos juros acumulados. Por isso, a melhor forma de evitar tantos problemas é pagá-la o mais rápido possível.
Caso não tenha recebido nenhum aviso por correspondência, mas quer conferir se possui alguma multa, basta entrar no site do Detran de sua cidade. No menu, clique em “Veículo” ou na opção “Infração. Será solicitado o número do RENAVAM e a placa. O RENAVAM é encontrado nos documentos do veículo.
Após informar estes documentos, é preciso preencher o espaço com o CPF e o número da CNH do solicitante e pronto! Se houver alguma multa ou infração, aparecerá com detalhes em sua tela.
Se houver multas em rodovias federais, é possível também acessar o site da Polícia Rodoviária Federal, além do aplicativo CNH Digital.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos23 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças12 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Agronegócio5 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas