Conecte-se conosco

Economia

Não é brasileira: veja quem é a mulher mais rica da América Latina

Conheça a chilena que está entre as mulheres mais ricas do mundo.

Publicado

em

Com uma fortuna estimada em US$ 27,6 bilhões (cerca de R$ 149,8 bilhões), Iris Fontbona é considerada a mulher mais rica da América Latina.

Aos 82 anos, a chilena ocupa a 10ª posição entre as mulheres mais ricas do mundo e a 62ª no ranking global dos bilionários da Forbes.

A história de Iris Fontbona

A trajetória de Fontbona rumo ao topo da lista de bilionários teve um impulso significativo com a morte de seu marido, Andrónico Luksic Abaroa, em 2005.

Ele era um empresário bem-sucedido no ramo da mineração e de bebidas, deixando para Fontbona e seus três filhos, Jean-Paul, Andrónico e Guillermo, um império empresarial que inclui a Antofagasta Minerals, uma das maiores produtoras de cobre do mundo.

Iris Fontbona construiu, ao lado do marido, um império industrial – Imagem: Instagram/Reprodução

Além da Antofagasta Minerals, a família Luksic controla a Quiñenco, um conglomerado presente em mais de 120 países nos cinco continentes.

Com diversas empresas sob seu guarda-chuva, como o Banco de Chile, a Compañia de Cervecerías Unidas (CCU) e a Madeco, a Quiñenco é um dos pilares do sucesso financeiro da família.

Jean-Paul Luksic é o presidente da Antofagasta, enquanto Andrónico, que liderava a Quiñenco desde 2013, renunciou ao cargo em dezembro de 2020.

Juntos, Fontbona e seus filhos administram os negócios da família com eficiência, mantendo a lucratividade e a expansão das empresas em um mercado competitivo.

Nascida em 1942 em Antofagasta, no Chile, Fontbona é conhecida por sua discrição e por levar uma vida reservada, longe dos holofotes da mídia.

Casada com Andrónico Luksic, um empresário renomado da mineração, desde os anos 1960, ela construiu ao lado dele um império empresarial que perdura até hoje.

Com uma sucessão bem-sucedida e uma gestão eficiente dos negócios, Iris Fontbona segue no topo da lista das mulheres mais ricas da América Latina, um exemplo de empreendedorismo e sucesso no mundo dos negócios.

Sua fortuna é um reflexo não apenas de sua inteligência e visão estratégica, mas também do legado deixado pelo marido, um homem visionário que soube construir um império empresarial com bases sólidas e duradouras.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS