Conecte-se conosco

Tecnologia

Nem precisa atender: saiba como identificar chamadas de spam e ignore sem dó

Identifique e evite chamadas de spam utilizando métodos práticos, garantindo menos interrupções indesejadas.

Publicado

em

O incômodo causado pelas chamadas de spam tem sido uma realidade crescente para muitos usuários de celular no Brasil. Muitas vezes, essas ligações cessam logo nos primeiros segundos, deixando um rastro de frustração em quem perde tempo atendendo.

O que muita gente não sabe é que há maneiras eficazes de identificar essas tentativas indesejadas antes mesmo de atender. Isso porque existem ferramentas e serviços capazes de detectar chamadas de telemarketing e semelhantes, sem a necessidade de atender o telefone.

Este conhecimento pode ser valioso para quem deseja evitar interrupções inoportunas e se livrar de ligações indesejadas.

Identificando chamadas de spam

Uma das formas mais simples de reconhecer ligações de telemarketing é pelo prefixo 0303. A partir de regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as empresas que efetuam telemarketing ativo devem usar esse prefixo.

Assim, ao perceber um número iniciando com 0303, o usuário já sabe que se trata de um contato comercial.

Outra estratégia eficaz é salvar números recorrentes em sua agenda como “Spam” ou nomes semelhantes. Isso facilita a identificação de tentativas comerciais persistentes, evitando a surpresa de atendê-las sem querer.

Identificador de chamadas do telefone

Alguns modelos de smartphones, principalmente das marcas Samsung e Xiaomi, trazem incorporados aplicativos que alertam quando há uma possível chamada de spam.

O aparelho avisa o usuário com mensagens como “Spam suspeito” ou “Possível fraude”.

‘Não Perturbe’

O bloqueio de chamadas de telemarketing é possível por meio do serviço “Não Perturbe” da Anatel, que foi criado para impedir que empresas inscritas contatem usuários que optaram por essa proteção.

Além disso, essas tentativas ficam registradas no histórico, permitindo o bloqueio de números reincidentes.

Aplicativos identificadores

Alguns aplicativos especializados em identificação de chamadas também são uma solução eficaz.

O Truecaller, que mantém uma vasta base de dados de números associados a atividades fraudulentas ou de spam, é um exemplo popular.

Com mais de um bilhão de downloads no Android, ele funciona assim:

  • Baixe o Truecaller;
  • Faça login;
  • Verifique seu número de telefone;
  • Ative as permissões necessárias;
  • Mantenha o app como padrão para ligações.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS