Conecte-se conosco

Saúde

O queridinho da culinária: descoberto novo benefício de consumir azeite de oliva regularmente

Sabemos que o azeite de oliva é extremamente saudável. Agora, pesquisas revelaram mais um benefício de acrescentar este óleo na alimentação.

Publicado

em

O azeite de oliva tem se mostrado de grande ajuda no combate a diversos problemas de saúde nos últimos anos. Quando bem utilizado, ele pode auxiliar no controle e na prevenção de doenças como a pressão alta, por exemplo.

Devido a sua propriedade antioxidante, o azeite de oliva também é um óleo que pode ajudar a combater a formação de coágulos no sangue.

Os coágulos se formam a partir de plaquetas que se agregam e formam aglomerados que prejudicam e até mesmo impedem o fluxo contínuo e saudável do sangue nos vasos.

Um estudo realizado em 2019 e publicado no American Journal of Clinical Nutrition acompanhou o consumo de azeite de oliva entre indivíduos. Os participantes que faziam uso do óleo em suas refeições tinham menor ativação plaquetária.

Quanto maior a frequência de uso do azeite, menores foram os níveis de agregação plaquetária encontrada em relação aos participantes que o consumiam com menor frequência.

Sean P. Heffron, um dos autores do estudo, acredita que essas descobertas podem levar à comprovação de que o azeite de oliva tem o potencial para diminuir os riscos de obesos terem problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos ou derrames.

Por ser o primeiro estudo a analisar especificamente este óleo na alimentação relacionando-o com a função plaquetária de pessoas obesas, os pesquisadores ainda precisam responder a muitas perguntas.

Uma delas no motivo do azeite trazer esses benefícios. Essa pesquisa sugere que as propriedades antioxidantes dos fenóis podem ser as responsáveis por isso.

Mais um fator desses antioxidantes que auxilia a saúde cardíaca é que eles são muito eficazes no controle da pressão arterial.

Alguns estudos anteriores mostraram esses benefícios encontrados em indivíduos com colesterol alto. Neste estudo, os maiores beneficiados foram os participantes adultos, obesos e não fumantes.

Os estudos acompanhados mostraram que a ingestão de azeite de oliva virgem, rico em fenóis antioxidantes, mostravam benefícios já algumas horas depois, apresentando redução das substâncias que causam a coagulação. Vale lembrar que o azeite de oliva virgem é o mais indicado para quem procura mais benefícios.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS