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Operadora VIVO: Possíveis divulgações de dados estão sendo usadas para efetuar golpes em consumidores
Clientes da Vivo podem estar sofrendo falta de segurança de seus dados, que podem estar sendo usados para golpes, envolvendo assinatura na plataforma Netflix. Entenda.
A Vivo, uma das principais operadora no Brasil, provavelmente está encarando problemáticas referentes à segurança de dados. Uma denúncia sobre cobrança irregular, direcionadas às assinaturas da Netflix, coisas que jamais foram corretamente solicitadas pelo usuário.
Jorge, o homem que efetuou a denúncia, alega que o aparecimento do contrato com a plataforma de streaming sucedeu de maneira incorreta, sendo assim, entrou em contato com a operadora para que fosse terminada.
Depois de um período de três dias, novamente ganhou um e-mail que condizia a troca do plano para incluir a Netflix. O ocorrido se repetiu mais de três vezes.
De acordo com a operadora Vivo, houve a anunciação do registro como “fraude”, ordenando realizar quaisquer contratações ou modificações no plano original diretamente na loja física da operadora. Contudo, Jorge afirma não ter surgido efeito algum.
Mediante informações divulgadas, o e-mail relacionado à contratação do programa de streaming mostrava que seria revendida, levando em vista que não havia nome de nenhuma pessoa física, além de possuir termos que relembram muito os ataques de phishing. Veja:
Conhecidos como usuários “fantasmas” presentes no Facebook, Twitter e, até mesmo, em grupos no WhatsApp são comuns revendendo assinaturas com um preço menor do que o solicitado normalmente pela Netflix. Para que isso ocorra, os custos verdadeiros são direcionados a usuários que em sua maioria, não notam a cobrança extra.
O site “Reclame Aqui” tem inúmeras reclamações referentes à operadora, divulgando casos parecidos. Os denunciantes afirmam que tiveram seus dados modificados, inclusive o nome, e-mail e número de telefone.
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclarece na Resolução 632/2014, do Regulamento Geral do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que clientes afetados mediante golpes dessa natureza precisam receber indenizações ligados ao valor dobrado da quantia fornecida de maneira incorreta.
A recomendação do Procon-SP é que os consumidores devem pedir o detalhamento da fatura, proporcionando a visualização dos serviços cobrados, caso haja uma incoerência, é preciso questionar os serviços e exigir o estorno da cobrança.
Para a operadora os clientes que possuem o serviço “Vivo Fibra” são intimados a entrar em contato quanto desejar efetuar a finalização de serviços digitais, mudança de planos e informações.
“Se caso houver a identificação de algo incorreto na fatura, deve-se entrar em contato pelo número 10315 para que ocorra a análise direta”.
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