Conecte-se conosco

Agronegócio

Ovo com duas gemas? Conheça os mitos e verdades!

Saiba por qual razão isso ocorre e se há alguma diferença com relação a valores nutricionais quando comparado ao ovo tradicional.

Publicado

em

Apesar de não tão comuns, existem ovos com duas gemas, e, geralmente, eles são bem maiores quando comparados com ovos de galinha tradicional. Se você já quebrou um ovo na sua casa e teve essa surpresinha inesperada, a sua primeira dúvida com toda certeza foi: “mas, afinal, será que do ovo nasceriam dois pintinhos caso a gestação fosse completada? ”

Tem-se por bem, de início, ressaltar que, apesar de raros, os ovos com duas gemas possuem as mesmas características de outros ovos. Todavia, o acontecimento em questão se trata de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas, sendo considerado uma anomalia. O surgimento das duas gemas se dá por uma dupla gestação e é mais comum em aves jovens, que estão botando seus primeiros ovos.

O fato é que, diferentemente do que se pensa, na pratica, o ovo não é capaz de gerar dois pintinhos, já que dentro dos ovos, existe a câmara de ar, responsável por completar o ciclo pulmonar dos pintinhos. Por seu tamanho comportar apenas um animal, o espaço se mostra pequeno demais para dois (mesmo que o ovo seja grandão!). Sendo assim, nenhum deles sobreviveria ao final do ciclo, pois ambos não conseguiriam respirar adequadamente.

Ovos com duas gemas têm menos nutrientes?

Outra questão que ronda o ovo com duas gemas é se há alguma diferença com relação a valores nutricionais quando comparado ao ovo tradicional. E a resposta é não. Inclusive, podem ser ainda mais nutritivos por apresentar mais vantagens àqueles que o consomem. 

Isso porque a gema contém proteínas, antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, ácido fólico, colina e ômega-3. Uma única gema pode fornecer de 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, E, D e K, imagine duas!

Dentre outros benefícios, o alimento contribui para a otimização muscular, o fortalecimento do sistema imunológico, para a melhoria dos níveis de HDL (colesterol bom), para o aprimoramento da cognição, além de ser rico em vitaminas e conter lipídeos saudáveis.

Desse modo, apesar de ser considerado uma anomalia, o ovo com duas gemas não difere em nada do convencional quando o assunto é valor nutritivo, pelo contrário, apresenta ainda mais vantagens.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS