Tecnologia
Países viciados em redes sociais: Onde será que o Brasil se encaixa?
Pesquisa identificou 131,5 milhões de usuários de mídias sociais no país. Ao todo, foram 356 bilhões de minutos gastos, uma média de 46h por pessoa.
É difícil imaginar o Brasil sem a presença das redes sociais no dia a dia. Com o passar dos anos, os brasileiros se transformaram em um dos públicos mais engajados do mundo quando o assunto é o virtual.
Segundo um levantamento recente feito pela Comscore, o país ocupa a terceira posição no ranking dos países que mais utilizam mídias sociais, ficando atrás apenas de representantes do outro lado o mundo. O primeiro e o segundo lugar da lista são ocupados por Índia e Indonésia, respectivamente.
Vale destacar, inclusive, que a Índia tem uma população muito maior que a brasileira, com mais de 1 bilhão de habitantes.
356 bilhões de minutos
O relatório intitulado “Tendências de Social Media 2023” revelou que os cerca de 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na internet. A maior parte do período online é gasta em plataformas de conexão com outras pessoas, envio de mensagens e publicação de mídias em geral, como fotos e vídeos.
Os dados apontam que em dezembro do ano passado os usuários brasileiros passaram 356 bilhões de minutos em redes sociais. Isso equivale a 46 horas por pessoa.
YouTube, Facebook e Instagram lideram
O levantamento analisou também quais plataformas são as mais utilizadas. Em relação ao tempo de consumo, Instagram e YouTube são onde os usuários brasileiros mais passam o tempo conectados.
O YouTube lidera no Brasil: 96,4% das pessoas acessam a plataforma. Em seguida, aparecem Facebook e Instagram, com alcance de 85,1% e 81,4%, nessa ordem. Outras redes, como TikTok, Kwai e Twitter, aparecem na sequência.
Em último lugar está o Pinterest, utilizado por 28,8% dos usuários; e o LinkedIn, que atinge apenas 16,2%. Além do Brasil, figuram no ranking outros três representantes das Américas: Estados Unidos, México e Argentina.
Consumo cruzado
Outro aspecto pesquisado pela Comscore foi a relação de consumo dos internautas de cada país, entre as diferentes plataformas. O chamado consumo cruzado avaliou quais são as redes que apresentam uma espécie de sobreposição de uso pelos usuários, ou seja, qual combinação é mais frequente.
Por exemplo: 99,1% dos conectados acessam Instagram e TikTok em uma relação direta com o YouTube, ou seja, pessoas que utilizam as duas primeiras também costumam dar audiência à plataforma de vídeos.
No Instagram, os temas favoritos das pessoas são viagens e saúde, enquanto no TikTok o que desperta mais interesse são assuntos de telecomunicações e games.
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