Mundo
Pandemia gera falta de combustível para SpaceX e outras empresas espaciais
Oxigênio líquido que poderia ser usado por essas empresas como propelente vem sendo usado em ventiladores artificiais e aparelhos de respiração mecânica.
Casos graves que exigem ventiladores e respiradores pulmonares em decorrência de covid-19 podem ser os responsáveis pela escassez de combustível para foguetes espaciais nos Estados Unidos. A afirmação foi feita pela presidente da SpaceX, a americana Gwynne Shotwell, durante o 36º Simpósio Espacial, realizado na quarta-feira (25) em Colorado, nos Estados Unidos.
Leia também: História de Elon Musk: conheça a trajetória desse grande empresário
Segundo a executiva, futuros lançamentos da SpaceX – companhia fundada pelo bilionário Elon Musk – podem estar comprometidos, já que a base do combustível dos foguetes é o oxigênio líquido, que tem tido alta demanda no mercado.
Hospitais usam o oxigênio líquido em ventiladores artificiais e aparelhos de respiração mecânica – ambos considerados essenciais para o tratamento de casos moderados e graves de covid-19. Com o aumento do número de casos, o ritmo de produção industrial não tem conseguido acompanhar a demanda.
“Certamente vamos garantir que os hospitais tenham o oxigênio líquido de que precisam, mas quem tiver [a substância] para compartilhar, mande-me um email”, brincou Shotwell.
A presidente da SpaceX não especificou quais lançamentos foram adiados pela falta do combustível, mas a empresa informou em comunicado que satélites de internet Starlink – projeto que reúne uma rede privada de satélites de baixo custo que ampliam as redes de comunicação em todo o mundo – não foram mais lançados desde 30 de junho.
Os motores da SpaceX, em especial o modelo mais avançado, o Raptor, são todos movidos a combustão por oxigênio líquido.

-
Artigos1 dia atrás
Por que a logo da Apple é uma maçã mordida?
-
Tecnologia11 horas atrás
Sua TV antiga vale até 40% de desconto na troca por uma smart TV Samsung nova
-
Investimentos1 dia atrás
Investimentos isentos de IR: quando optar por LCIs, LCAs e CDBs?
-
Economia1 dia atrás
Mudanças no Minha Casa, Minha Vida: quais os novos limites e regras para financiar um imóvel?
-
Finanças23 horas atrás
É possível construir patrimônio a partir de consórcios?
-
Curiosidades2 dias atrás
‘Jogo do tigrinho’ e ‘bet’ são a mesma coisa? Entenda as diferenças entre apostas
-
Investimentos1 dia atrás
Fundos Imobiliários vs imóveis: qual é o melhor investimento?
-
Finanças14 horas atrás
O que ninguém te conta sobre os juros do cartão de crédito