Conecte-se conosco

Agronegócio

Pequeno em tamanho e grande em benefícios: conheça o umbu

Rico em vitaminas e antioxidantes, o umbu apresenta grande valor nutricional e benéficas propriedades. Veja!

Publicado

em

Típico da caatinga, o umbu é um fruto arredondado e pequeno, que apresenta grande valor nutricional. Rico em vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, bem como antioxidantes. 

Também há minerais como cálcio, fósforo e ferro, o umbu ajuda a combater doenças crônicas, além de fortalecer a imunidade.

A fruta madura é azeda e levemente adocicada. Não à toa, o umbu é comumente utilizado na fabricação de geleias, compotas e doces típicos, dentre eles, o famoso “bom nego”, que se assemelha a uma bala mastigável muito saborosa, comum na região da Bahia.

Desse modo, agora que você já está mais familiarizado com o fruto, conheça seus principais benefícios. Confira! 

Reprodução: Freepik

Ajuda a aumentar a imunidade

Como já mencionado, o umbu se destaca por ter um alto teor de vitaminas e antioxidantes. As vitaminas A e C, em especial, ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo e também apresentam ação antioxidante.

Além disso, o umbu também é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam ativamente no funcionamento do sistema nervoso.

Tem alto teor de minerais 

A fruta umbu é considerada uma das mais completas, pois é rica em minerais indispensáveis para o organismo, como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco. Sendo assim, o indicado é prepará-las na forma de chás, sucos ou até mesmo refogadas. 

São fontes de proteínas com propriedades medicinais

Além da fruta, as folhas e raízes do umbuzeiro também podem ser consumidas. As folhas de umbu, em especial, têm alto teor de proteínas, vitamina C e propriedades medicinais que auxiliam no funcionamento do intestino e aceleram o metabolismo. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS