Saúde
Perda de memória? Há um jogo que pode ser a solução
Um estudo recente revelou um tipo de jogo que pode ser a chave para preservar sua memória à medida que envelhece. Saiba como melhorar sua capacidade de lembrar das coisas.
Você já ouviu falar que a mente é como um músculo? Assim como um corpo saudável requer exercícios regulares, nossa mente também precisa de estímulos para se manter em forma, especialmente à medida que envelhecemos.
E o que poderia ser mais divertido e estimulante do que resolver quebra-cabeças digitais? Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, aponta que esses jogos podem ser o segredo para evitar a perda de memória e manter nossa mente afiada, mesmo conforme avançamos em idade.
O estudo, publicado na revista científica Heliyon, revelou que idosos que dedicam uma parte do tempo a jogar quebra-cabeças digitais têm uma capacidade de memória comparável àquela observada em pessoas na faixa dos 20 anos. Isso é uma notícia empolgante, já que a perda de memória é uma das principais preocupações ao envelhecermos.
Na pesquisa, os cientistas analisaram vários tipos de jogos que normalmente poderiam ser jogados na realidade, mas, foram estudados na versão digital, e seus efeitos em idosos e adultos mais jovens.
Com isso, uma vasta gama de opções foi testada em conjunto com um experimento digital, que exigia aos participantes memorizar imagens enquanto distraídos.
Joe Cutting, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de York, afirmou:
“Geralmente as pessoas têm uma boa capacidade de ignorar distrações irrelevantes, algo que chamamos de ‘codificação da distração’. Seria de se esperar, por exemplo, que uma pessoa pudesse memorizar o nome de uma rua enquanto é distraída por uma criança ou um cachorro, mas essa habilidade diminui à medida que envelhecemos.”
De acordo com os resultados, os idosos, enquanto estavam entretidos com os quebra-cabeças, tiveram maior capacidade de ignorar as distrações, o que não se verificou com os que jogaram jogos de estratégia.
Além disso, os mais jovens não obtiveram muito sucesso em focar a atenção enquanto jogavam apenas quebra-cabeças, enquanto os mais velhos esqueciam elementos memorizados durante as distrações, caso executassem apenas jogos de estratégia.
Agora, os novos estudos devem focar nos motivos para uma diferença tão significativa entre os tipos de jogos, com base também na idade de quem está jogando, bem como na relação de armazenamento de informações do cérebro conforme a idade aumenta.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei