Saúde
Perigo: mulher britânica descobre da pior forma os perigos que canetas emagrecedoras oferecem para nossa saúde
Após sofrer com efeitos colaterais muito sérios após utilizar canetas emagrecedoras por um tempo, mulher revela como foi que tudo aconteceu.
Rebecca Mullock, do Reino Unido, utilizou a caneta emagrecedora Saxenda para perder peso em janeiro deste ano. Apesar de ter perdido mais de 10 quilos, ela foi hospitalizada com convulsões e perda de memória, que possivelmente foram efeitos colaterais do medicamento.
A Saxenda é um remédio injetável originalmente desenvolvido para diabetes, mas, frequentemente, tem sido utilizado para perda de peso. Sua fórmula contém liraglutida, um supressor de apetite, assim como a semaglutida, presente em outras canetas emagrecedoras, como Wegovy e Ozempic.
O jornal inglês The Sun relatou a história de Rebecca Mullock, que tentou perder peso por 15 anos sem sucesso antes de recorrer à caneta emagrecedora, sobre a qual já havia escutado inúmeros elogios devido a sua eficiência. Segundo Rebecca, ela realizava apenas uma refeição por dia e não sentia fome.
A britânica relata que, após dez dias usando a caneta emagrecedora, enquanto assistia TV, viu um anúncio pedindo doações para a guerra na Ucrânia e questionou seu marido sobre o que estava acontecendo. Em seguida, ela começou a ter um ataque de pânico, que não se lembra, mas foi acalmada pelo marido e acabou indo para a cama.
No mesmo dia, Rebecca relata ter acordado às 3h da manhã com convulsões e ter sido levada de ambulância para o hospital. Após realizar diversos exames, incluindo eletrocardiograma, exames de sangue e ressonância magnética, não foi encontrado nada conclusivo que pudesse ter causado o episódio.
No entanto, como Saxenda era o único medicamento que ela havia começado a tomar recentemente, os médicos sugeriram que o episódio poderia ter sido causado pelo uso do medicamento.
Embora as convulsões sejam listadas como um efeito colateral raro, o susto foi o suficiente para ela parar de usá-lo. Rebecca recuperou todo o peso que havia perdido. Além disso, ela não tem nenhuma memória do que ocorreu durante a semana em que o episódio aconteceu.
Efeitos colaterais
Segundo um estudo, medicamentos como Ozempic e Semaglutide, inicialmente utilizados para o tratamento de diabetes, podem causar efeitos colaterais, como diarreia, fadiga, constipação, indigestão, náusea, vômito, dor de cabeça, dor abdominal, distúrbios digestivos e tontura.
Além disso, o uso do Ozempic pode aumentar o risco de desenvolver tumores da tireoide, complicações de visão, câncer, pancreatite e problemas renais e da vesícula biliar.

-
Tecnologia7 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Tecnologia4 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?