Saúde
Perigo: Usar elástico de cabelo no pulso pode ser fatal. Descubra por quê”
Andar com elástico de cabelo no pulso é um hábito muito comum, mas pode causar muitos problemas de saúde, alguns até bem graves. Entenda.
Hábito muito comum, usar elástico de cabelos no pulso pode fazer muito mal para a saúde. Entenda as consequências dessa atitude aparentemente inocente e conheça todos os riscos.
Quando não estão nos cabelos, é muito comum que eles estejam presos aos pulsos de mulheres e homens. Algumas vezes por estética, mas geralmente por praticidade, é um hábito soltar os fios e deixar o acessório no braço até que ele volte ao local de origem. Essa atitude rotineira passa até desapercebida.
Os lacinhos de cabelo fazem parte da rotina de quem usa o acessório no dia a dia para fugir do calor e até em produções mais sofisticadas. Existem opções de elásticos simples e fininhos, alguns mais elaborados e robustos, e outros ainda mais elaborados, com ornamentos elegantes.
Problema grave
A atitude cotidiana de deixar o elástico de cabelo no pulso, embora comum, pode gerar consequências graves para a saúde. Foi o que aconteceu com Audree Kopp. Sua história é antiga e se tornou viral em 2015, mas serve de alerta para quem ainda tem costume de colocar os lacinhos no braço.
Na época, Audree percebeu um caroço vermelho em seu pulso que começou a ficar cada vez maior. Ela foi ao médico pensando ser uma picada de aranha, mas teve uma grande surpresa. Na ocasião, os médicos receitaram antibióticos para tentar resolver o problemas, mas não teve solução.
O caroço não parava de crescer e Audree voltou à emergência, precisando realizar uma cirurgia. Nesta ocasião, o médico responsável, Dr. Amit Gupta, da Norton Healthcare, descobriu que o abscesso foi causado por uma infecção bacteriana criada por elásticos de cabelo cobertos de purpurina que a jovem costumava usar.
Essas bactérias se formaram e acumularam no acessório e depois se transferiram para os poros do braço. A jovem detalhou o caso em seu Facebook:
“Foi o elástico com purpurina que causou esse problema. Ela esfregou em um pequeno arranhão no meu pulso e as bactérias do elástico entraram, causando uma infecção bacteriana com risco de vida.”
Apesar desse caso ser antigo, o problema ainda é bem atual e exige cuidados, além de proliferação de bactérias, também é arriscado por causar compressão nos nervos e vasos sanguíneos da região, o que pode levar a dormência, formigamento e, ainda, dor no pulso.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção