Saúde
Nova pesquisa alerta: consumo excessivo de alimentos ultrapassados pode prejudicar a saúde do cérebro
Além de fazer mal para a saúde física, uma dieta não saudável pode aumentar o risco de doenças cognitivas e Alzheimer.
Todos sabemos que uma alimentação não saudável é prejudicial à saúde. A maioria das pessoas acha que uma dieta rica em gorduras, açucares e alimentos ultrapassados pode fazer mal ao corpo em apenar um quesito: engordar.
Algumas pessoas vão dizer que também faz mal para o coração, sendo nocivo para a saúde das coronárias. Mas quem diria que este tipo de alimentação faz mal para saúde mental a longo prazo, criando danos irreversíveis para o cérebro?
Fonte: ShutterStock
Alimentos ultrapassados e a sua saúde mental
Uma pesquisa brasileira recente, publicada em dezembro de 2022 na revista científica JAMA Neurology, afirmou que os alimentos ultrapassados como sorvetes, salgadinhos, biscoitos e refrigerantes podem causar um declínio cognitivo no cérebro.
É notório que as pesquisas já vinham relacionando o consumo desses alimentos com o aumento de doenças vasculares, depressão, colesterol alto e todas as causas de mortalidade.
Porém, pela primeira vez, os estudos estão avaliando os efeitos neurológicos de uma alimentação não saudável que podem causar incidência de demência e problemas no desempenho cognitivo.
Na pesquisa brasileira, foram avaliados 10.775 indivíduos em seis cidades diferentes, com idades entre 35 e 74 anos, durante, em média, 8 anos.
O resultado do estudo concluiu que aqueles que tinham o hábito de se alimentar com o maior número de ultrapassados apresentaram maior velocidade no declínio cognitivo e da função executiva, diferentemente daqueles que se alimentavam de forma saudável.
Outra pesquisa, publicada na mesma revista em julho de 2022, investigou 72.083 indivíduos com idade a partir de 55 anos por aproximadamente 10 anos. A investigação procurou descobrir a relação da ingestão de alimentos ultrapassados com o desenvolvimento de demência vascular e Alzheimer.
Todos os avaliados não possuíam diagnóstico de demência nem de Alzheimer no início do estudo. O que os pesquisadores concluíram é que uma dieta rica em alimentos ultrapassados estava associada ao maior risco para desenvolver demência por Alzheimer e demência vascular.
Cuidados essenciais com a alimentação para sua mente continuar pensando
A partir de todas as evidências, ficou claro que devemos evitar e reduzir o consumo de alimentos ultrapassados e introduzir no dia a dia uma alimentação saudável rica em nutrientes e vitaminas. Agora, é importante entender que esta rotina saudável importante não só para a saúde física, mas também para a saúde mental.
O cuidado especial deve ser feito com as crianças, que estão em pleno desenvolvimento cognitivo e são vulneráveis aos alimentos ultrapassados, como sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos e outras guloseimas.
É importante ensiná-las a rotina de uma alimentação saudável, comendo tudo que for bom, mas sempre com moderação, para que se tornem adultos saudáveis.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga