Conecte-se conosco

Saúde

Por que Bill Gates comemorou o Dia Mundial do Banheiro?

A ideia do cofundador da Microsoft era destacar a falta de saneamento básico, problema social que atinge cerca de 3,6 bilhões de pessoas.

Publicado

em

O magnata Bill Gates, conhecido mundialmente por ser o cofundador da maior empresa mundial de software, a Microsoft, fez um post recentemente em sua conta do LinkedIn comemorando uma data não tão convencional.

À primeira vista, o post pode parecer bizarro, porém, posteriormente, é possível reparar a causa maior por trás de sua comemoração pelo Dia Mundial do Banheiro, comemorado em 19 de novembro.

Diante disso, Bill Gates revelou algumas situações que já passou, inclusive uma foi com o famoso apresentador de comédia da Saturday Night Live, transmitido pela NBC, James Thomas, mais conhecido como Jimmy.

Em seu post do LinkedIn, Bill Gates afirma que já consumiu água com lodo fecal na companhia de Jimmy Fallon, além disso, o cofundador da Microsoft afirmou também que compartilhou o palco com uma jarra de fezes humanas e sentiu o cheiro de latrina.

A publicação de Bill Gates gerou boas risadas no público, mas a intenção maior do post foi fazer com que aqueles que receberam a mensagem pudessem refletir e preocupar-se com a questão da falta de saneamento básico, esse problema social que atinge cerca de 3,6 bilhões de pessoas.

Bill Gates chama a atenção para o fato de cientistas e engenheiros de todo o planeta estarem cada vez mais perto de soluções que irão prevenir as doenças e enfermidades causadas pela falta desse direito humano que é o saneamento básico.

O post de Bill Gates tem um link para uma publicação de julho de 2021 sobre esses novos projetos para que o saneamento básico seja inovado. Em 2011, durante o Reinvent the Toilet Challenge da Fundação Gates, alguns pesquisadores foram questionados sobre a possibilidade do desenvolvimento de soluções que fossem seguras e independentes das redes de esgoto ou de água corrente.

Diante disso, inúmeras ideias foram desenvolvidas, dentre elas, houve a criação de um banheiro capaz de realizar a conversão de fezes em recursos como fertilizantes e eletricidade, segundo Gates.

As máquinas intituladas de Omniprocessadores podem exercer a função de oferecer suporte a um tratamento de lodo fecal da planta ou podem complementar uma estação de tratamento de águas, tudo isso com a mesma exigência de fração de energia, espaço e custo exigida por uma estação tradicional de tratamento de esgoto.

Os dados do blog de Gates apontam que cerca de 3,6 bilhões de pessoas não possuem banheiros nem saneamento básico de segurança, e a tendência é que esse número aumente com o aumento da humanidade.

A falta de saneamento básico pode ter várias doenças como consequência, o que leva à morte de quase meio milhão de crianças menores de cinco anos anualmente. Diante desses dados, a Fundação Gates enxerga e defende a importância do saneamento básico ser uma prioridade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS