Automobilística
Por que o fim do calorão pode não ser tão bom para o bolso do motorista?
Essa onda de calor trouxe um alerta importante que muitos motoristas podem deixar de lado, confira!
As últimas semanas têm sido marcadas pelas fortes ondas de calor que se estacionaram no Brasil. No entanto, existem boas notícias para você que não aguenta mais essa situação, pois a previsão do tempo indica uma queda nas temperaturas em algumas regiões do país. É nesse momento que os motoristas devem ficar atentos à manutenção de seus veículos.
Você sabia que existe um detalhe muito importante que os motoristas frequentemente esquecem de realizar na manutenção e que pode acabar gerando um grande prejuízo? Entenda melhor o que pode ser e procure se precaver para evitar maiores dores de cabeça com esse problema.
Os pneus são o principal motivo de manutenção dos carros em casos de calor
Os dias mais frescos significam menor demanda no sistema de ar-condicionado dos carros. No entanto, é crucial que os motoristas prestem atenção especial em seus pneus. Para aqueles que calibraram seus pneus durante a onda de calor, ou antes dela, é aconselhável fazer uma revisão nos próximos dias.
Ignorar esse cuidado específico pode resultar em desgaste acelerado dos pneus, maior risco de danos nas rodas e furos, além de um aumento no consumo de combustível. Pneus descalibrados também representam um risco para a segurança, pois aumentam a probabilidade de acidentes.
É importante frisar que um aumento de aproximadamente 5,5 ºC na temperatura ambiente pode reduzir em uma libra a pressão dos pneus, de acordo com pesquisas da Continental.
Além disso, a cada quatro libras perdidas de pressão, o consumo de combustível pode aumentar em cerca de 1,5%. Ou seja, com essa massa de ar quente, que elevou as temperaturas a níveis escaldantes, é preciso manter a atenção nos seus pneus.
Para os motoristas que calibraram seus pneus em dias de calor, quando a temperatura dos pneus estava mais alta do que a temperatura ambiente, é crucial monitorar a queda na pressão quando o clima esfriar. Com uma redução de 15 ºC na temperatura, a perda de pressão pode chegar ou até mesmo ultrapassar três libras.
É importante destacar que rodar com os pneus abaixo da pressão recomendada é a principal causa de problemas nesse componente, de acordo com a agência de trânsito dos Estados Unidos. Apesar desse alerta, ainda há 27% dos carros e 32% das vans, caminhonetes e utilitários no país circulando com pneus em condições inadequadas.
Portanto, não deixe para depois o que você pode prestar atenção agora. Dessa forma, além de se proteger, você estará protegendo quem anda com você e outros pedestres.

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