Empresas
Prepare-se para uma nova experiência: iFood lança novo sistema de pedidos inspirado no poderoso ChatGPT
O ChatGPT já se consagrou como uma tecnologia de muito sucesso em todo o mundo, sendo uma das principais novidades que circulam atualmente pela web. O público espera ansioso para que novas versões mais atualizadas e modernas sejam lançadas, elevando assim o potencial e os usos desta Inteligência Artificial (IA).
Assim, esse chatbot está inspirando o surgimento de tecnologias semelhantes e nos últimos meses até mesmo o Ifood, o famoso aplicativo destinado à entrega de comida, passou a testar um novo sistema que também se utiliza de uma IA gerativa.
Dessa forma, os resultados dessa medida começaram a aparecer para os usuários da plataforma a partir desta quinta-feira (29/06), graças as recentes mudanças implementadas no aplicativo de delivery. Será que vem coisa boa por aí? Pelo visto, é o que parece!
Quais serão os novos recursos que serão disponibilizados?
A primeira novidade é excepcionalmente animadora, uma vez que o primeiro dos recursos recém-adicionados permitirá que o cliente realize pedidos tanto em restaurantes quanto em mercados, usando uma comunicação muito mais natural.
Resumindo, você vai poder conversar com o aplicativo, da mesma forma que falaria com um atendente humano, usando gírias e tudo mais. Isso será possível graças a conversão do áudio em texto, um processo que será feito pela IA, e posteriormente trabalhado dentro do sistema da OpenAI que concede acesso ao “cérebro” do ChatGPT.
Assim, o pedido já completamente estruturado será mostrado pronto para a compra ser confirmada, tornando a navegação pela interface do Ifood desnecessária. Mas, engana-se quem pensa que será apenas isso.
De acordo com o revelado, o chatbot ainda vai poder sugerir pedidos aos usuários e mostrar aonde está mais barato de comprar uma determinada guloseima ou prato específico, naquele momento do pedido.
Outra novidade que também teve seu anúncio na última quinta-feira, refere-se a uma solução voltada para farmácias, mercados, petshops e demais estabelecimentos parceiros. Trata-se de um “robô” com acesso aos recursos presentes no ChatGPT, que deverá ser integrado ao WhatsApp destes locais,
A ferramenta foi batizada oficialmente como “Compr.A.I.” e permitirá que a clientela também utilize uma linguagem mais natural nos pedidos, que serão reestruturados pela Inteligência Artificial na compra final.
Por fim, essa inovação estava sendo testada desde o mês de agosto do ano passado, nos Supermercados Nei Mar, cujas redes situam-se no município de Bragança Paulista no estado de São Paulo. A iniciativa foi inclusive acelerada em março de 2023, devido ao anúncio do GPT-4 o sucessor do modelo GPT-3.
Em números atualizados, existem hoje 70 comércios parceiros que estão testando a funcionalidade e ainda há uma grande fila de espera, contendo vários interessados em estar participando do projeto, portanto a tendência deve se espalhar rapidamente.
“Acho que estamos em um momento muito parecido com o lançamento do iPhone em 2007. A tecnologia vai evoluir e ganhar uma capacidade surreal”, revelou Flávio Stecca, vice-presidente de tecnologia do iFood.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia21 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira10 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção