Economia
Presidente poderá extinguir cargos e órgãos e servidores terão novos vínculos, propõe PEC da reforma administrativa
Presidente poderá para cortar cargos, reorganizar autarquias e fundações e extinguir órgãos sem a aprovação do Congresso.
Apresentada nesta quinta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa dará ao presidente Jair Bolsonaro poder para cortar cargos, reorganizar autarquias e fundações e extinguir órgãos sem a autorização do Congresso. Todas essas medidas poderão ser tomadas desde que não resultem no aumento de despesas.
Nessa apresentação inicial, a equipe econômica não falou sobre o montante futuro que espera poupar com as mudanças da PEC.
A PEC também sugere que o regime jurídico único dos servidores públicos seja substituído por cinco tipos de vínculos, e prevê um estágio probatório como etapa do concurso público, excluindo o direito automático ao posto. O texto também cria a possibilidade de ingresso por concurso público ou por seleção simplificada.
Os profissionais mais bem avaliados ao final do vínculo de experiência serão efetivados nos cargos, disse o governo.
Sobre a estabilidade e salários dos atuais servidores, a proposta não faz modificações. Contudo, ela propõe a extinção de benefícios como licença-prêmio, adicional por tempo de serviço, aumentos retroativos, férias superiores a 30 dias por ano, e apresenta a aposentadoria compulsória como punição.
A equipe econômica do governo também explicou que serão encerradas possibilidades como a concessão de parcelas indenizatórias sem previsão legal e a progressão ou promoção baseada exclusivamente em tempo de serviço, chamando-as de distorções.
Essa será a primeira de três fases envolvendo mudanças legislativas para a administração pública. A segunda fase prevê o envio de projetos de lei (PLs) que abordarão temas como consolidação de cargos, funções e gratificações. Já a terceira e última fase será de um projeto de lei complementar (PLP) do “novo serviço público”, um novo marco regulatório com “governança remuneratória” para as carreiras.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp