Saúde
Primeiro caso da varíola dos macacos é confirmado no DF
No último domingo (3), o número de casos da doença chegou a 76 no Brasil, segundo a nota divulgada pelo Ministério da Saúde.
A varíola de macaco, infelizmente, chegou em Brasília. Foi notificado, pelo Ministério da Saúde, o primeiro caso da infecção no Distrito Federal, onde já há outro caso sendo investigado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Veja também: Quais doenças NÃO podem levar o trabalhador à demissão
No último domingo (3), o número de casos da doença chegou a 76 no Brasil, segundo a nota divulgada pelo Ministério da Saúde:
“O Ministério da Saúde informa que, até o momento, 76 casos de monkeypox foram confirmados no Brasil, sendo 1 do Distrito Federal, 1 no Rio Grande do Norte, 2 em Minas Gerais, 2 no Rio Grande do Sul, 2 no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo. A Pasta, por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os Estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”.
Segundo o Governo do Distrito Federal, os dois pacientes – tanto o confirmado, quanto o que apresenta suspeita – estão em isolamento domiciliar.
Este é o maior surto da doença em países fora da África, que é o local mais comum. Os outros continentes já apresentam 5.200 casos, segundo a iniciativa do Global.health Monkeypox, que está monitorando os dados de cada nação.
A transmissão da doença acontece pelo contato com pessoas, animais e superfícies contaminadas, sendo comum por secreções respiratórias, sangue e fluídos das lesões.
A prevenção para a doença é a mesma que o Covid-19, que consiste em distanciamento social, uso de máscara e lavagem das mãos, além de isolamento para as pessoas infectadas.
Entre os sintomas comuns da infecção estão: dor de cabeça, dor nas costas e muscular, linfonodos inchados, arrepios, febre e erupções cutâneas. Em caso de sintomas, é recomendável procurar um médico.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp