Finanças
Privatização da Eletrobras impactará no valor da conta de luz?
Entenda quais são as mudanças que poderão ocorrer após a privatização da empresa da energia elétrica.
No dia 14 de junho, o processo de privatização da Eletrobras foi concluído. Depois do encerramento desse processo, muitas dúvidas a respeito do preço da conta de energia estão surgindo. A partir desse processo, o Governo Federal perde a posição de acionista majoritário da empresa. No entendo, o direito a veto de propostas em debates que sejam considerados estratégicos para o país ainda permanece.
Em vista disso, foram movimentados com essa privatização da estatal cerca de R$ 33,7 bilhões. Esse valor arrecadado será distribuído entre a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e o Caixa do Tesouro.
O dinheiro que será envidado para o CDE será utilizado para minimizar os ajustes tarifários e subsidiar políticas, já o enviado para o Caixa do Tesouro será usado para a renovar os contratos das usinas hidrelétricas e investir em bacias hidrográficas.
Nesse sentido, a metodologia usada para a privatização foi a capitalização que ocorreu diante da oferta de ações da Eletrobras na bolsa de valores. A empresa é responsável por grande parte da geração e transmissão de energia elétrica no país, gerando 29% da energia do país e transmitindo 43%. Com a privatização, a principal dúvida dos brasileiros possui relação com a alteração da conta de luz.
Nesse contexto, o Governo Federal promete que essa privatização gerará benefícios à população brasileira. Entretanto, alguns especialistas e entidades do setor enfatizaram que o projeto não deve diminuir os valores de energia elétrica para o consumidor final.
De acordo com especialistas, ocorrerá uma breve diminuição no preço da energia. Parte do dinheiro destinado à privatização será direcionado ao fundo bancado pelos consumidores, o que poderá diminuir em, no máximo, 3% na conta e durará os três primeiros anos de privatização. Além do mais, os especialistas apontam que essa diminuição amenizará os grandes avanços impostos pelos aumentos crescentes na conta de energia desse ano.
Logo, chega-se à conclusão de que existe a possibilidade de aumento da conta de luz no longo prazo, pois a energia produzida por parte das empresas da estatal é ofertada ao consumidor por um valor abaixo do mercado. Através da privatização, a empresa Eletrobras pode vender a energia conforme o preço de mercado, podendo ser maior ou menor que o preço atual. Isso veremos somente com o decorrer do tempo.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Economia2 dias atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Finanças5 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Empresas10 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Curiosidades21 horas atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Finanças49 minutos atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas