Conecte-se conosco

Tecnologia

Proteja seus filhos! Saiba como monitorar crianças no TikTok e no Instagram

Ferramentas de controle parental permitem monitoramento sobre o que os pequenos veem e postam nas redes sociais. Virou questão de segurança.

Publicado

em

É cada vez mais importante a intermediação dos pais e o controle sobre o que os filhos veem e com quem eles interagem nas redes sociais. Isso virou questão de segurança.

Como os pequenos estão cada vez mais conectados e presentes na internet, nada mais natural do que o surgimento desse tipo de preocupação.

Algumas plataformas já criaram ferramentas que permitem o chamado controle parental ou pareamento familiar. Elas permitem que adultos gerenciem as atividades de crianças e adolescentes no meio digital.

A partir desse tipo de ferramenta, os pais conseguem limitar o conteúdo, monitorar interações e controlar o tempo de utilização do aplicativo. Vamos mostrar a seguir como isso é possível em duas da maiores plataformas hoje.

Como funciona no Tiktok?

No TikTok, por exemplo, rede social com enorme presença de menores de 18 anos, o recurso de controle parental pode ser aplicado tanto na versão Android quando na versão iOS.

Para ativá-lo, abra o aplicativo e vá em perfil, na parte inferior da tela. Em seguida, toque no menu e selecione a opção “Configurações e privacidade”.

Feito isso, deslize a tela para baixo e vá em “Pareamento familiar”. Leia as instruções sobre o recurso e, se concordar, aperte em “Continuar”.

O aplicativo vai te pedir para informar quem está utilizando a conta, ou seja, se você for o usuário que está ativando o monitoramento, “Pai/Mãe”, ou “Filho”, se a conta for do seu filho.

Depois de assinalar essa resposta, vá em avançar e o app fornecerá um QR Code para vincular as contas se o perfil for “Pai/Mãe”. Caso a opção seja “Filho”, é só usar o QR Code na conta dos pais e vinculá-las para finalizar o processo.

Vantagens

Com a ativação do recurso no TikTok, os país poderão:

  • Definir o tempo que seu filho pode ficar online no app, diariamente;
  • Restringir a exposição a conteúdos inadequados e quem pode enviar mensagens a ele;
  • Decidir se seu filho pode pesquisar vídeos, hashtags ou lives na rede social;
  • Decidir se a conta será privada ou pública (com a privação da conta, ele pode selecionar quem o segue e vê o conteúdo que posta);
  • Definir se a conta do seu filho pode ser recomendada a outras pessoas; quem pode comentar nos vídeos dele e desativar as mensagens diretas.

E no Instagram? Como funciona?

No caso de filhos que possuem contas no Instagram ou que costumam navegar pela conta dos pais, também existe uma opção de monitoramento.

Clique no três traços que ficam na parte superior da tela, indicando o menu do aplicativo e, depois, vá em “Configurações e Privacidade”.

Role a tela até encontrar a opção “Supervisão”. Selecione-a e leia as instruções. Após concordar com tudo, vá em “Criar convite” e defina de que modo deseja compartilhar o link para que seu filho o aceite através de sua conta.

Essa solicitação costuma expirar depois de 48 horas, portanto é importante ativá-la dentro desse período. Ela permitirá que os pais usufruam das seguintes informações de controle:

  • saber quanto tempo os filhos passam na rede social, o que ajuda a estabelecer limites;
  • conferir configurações e contas que seguem eles, que eles segue ou que foram bloqueadas por eles;
  • receber notificações sobre atividades, como por exemplo, novos seguidores.

Alerta!

A ferramenta do Instagram, no entanto, não permite um monitoramento de tudo que os filhos fazem na plataforma. É bom estar ciente disso para adotar outras táticas possíveis.

Ela não possibilita, por exemplo:

  • visualização do histórico de pesquisa e atividade de mensagens;
  • visualizar o que os adolescentes postam, com exceção da conta pública ou privada que você siga;
  • apenas ele pode alterar a senha ou excluir a conta.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS