Conecte-se conosco

Agronegócio

Quer atrair borboletas o ano todo? Conheça plantas ideias para ter no jardim

Saiba quais plantas cultivar em janeiro para embelezar seu jardim com borboletas durante todo o ano.

Publicado

em

As borboletas são visitantes bem-vindas em qualquer jardim, já que, além de muita beleza, elas possuem uma função essencial na polinização. Para garantir sua presença frequente, a escolha das plantas certas é fundamental.

Cultivar determinadas espécies pode transformar seu jardim em um refúgio para essas criaturas encantadoras. Variando de acordo com o clima e o tipo de solo, algumas plantas são essenciais para criar um ambiente hospitaleiro.

O mês de janeiro é ideal para fazer o plantio de algumas espécies que atraem borboletas, especialmente espécies hospedeiras e com néctar. Além disso, é recomendado criar espaços com água para que elas possam descansar e se hidratar, como fontes de pequeno porte.

O que plantar em janeiro para atrair borboletas

Se você ama receber essas visitas coloridas e alegres, saiba quais plantas cultivar neste início de ano para que elas logo apareçam em seu jardim.

Rudbeckia e equinácea

No clima mediterrâneo, plantas como lavanda, rudbeckia e equinácea – também chamada de flor-de-cone – são as principais recomendações. Elas prosperam em áreas ensolaradas, preferencialmente voltadas para o sul.

Para garantir seu desenvolvimento e crescimento saudável, o solo deve ser bem drenado e ter pH elevado, acima de 7,5.

Rudbeckia atrai borboletas para seu jardim. (Foto: Wikimedia Commons)

Urze e Delphinium

Nas áreas montanhosas, a urze é uma excelente escolha porque cresce bem sob sol intenso ou em meia-sombra, necessitando de solos ácidos com pH inferior a 5,5.

Outra opção é o Delphinium, que também prefere meia-sombra e solos bem drenados.

Urze é uma boa escolha para encher o jardim de borboletas. (Foto: Wikimedia Commons)

Asclepia e Agerato

Em climas subtropicais, plantas como a asclepia, também conhecida como algodoncillo, e o agerato são ideais. Ambas as espécies preferem sombra ou meia-sombra e solos ácidos.

O agerato se destaca por suas flores em formato de pompom roxo, enquanto a asclepia produz flores vermelho-alaranjadas.

Belas flores de agerato são um convite às borboletas. (Foto: O Cultivador/Reprodução)

Escolher as plantas adequadas e oferecer os cuidados necessários garantirá a presença constante de belas borboletas, enriquecendo seu jardim com cores e vida durante todo o ano.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS