Conecte-se conosco

Agronegócio

Quer inovar no cultivo da hortinha da sua casa? Plante mandioca!

Saiba como cultivar essa raiz versátil, muito saborosa e repleta de benefícios para a saúde.

Publicado

em

A mandioca, conhecida em algumas regiões do Brasil como macaxeira ou aipim, é uma raiz muito popular, rica em carboidratos, fibras e potássio. Além de saborosa, ainda mostra-se por demais versátil, podendo ser consumida cozida, frita, na forma de caldo, farinhas, bolos, tapiocas e outros.

O melhor de tudo é que você pode muito bem cultivar essa delicia em casa empregando apenas os cuidados básicos do cultivo tradicional para que sua planta de desenvolva com todo o vigor.

As dicas são bem simples e a gente te mostra uma a uma para não ter erro. Então, saiba como plantar essa raiz nutritiva e muito gostosa em sua casa, sem maiores dificuldades. 

1º passo

Recomenda-se que o cultivo seja feito diretamente no solo. Vasos não são muito indicados, vez que podem comprometer o crescimento das raízes, a menos que seja um vaso de tamanho bem grande.

Comece fazendo covas de, aproximadamente, 25 centímetros no solo. É importante que a terra seja fértil, rica em matéria orgânica e com boa drenagem de água.

Se o substrato estiver muito compacto, coloque adubos e mexa bem, de modo que a terra fique fofa. Isso vai facilitar o desenvolvimento das raízes.

Coloque os caules de mandioca, também conhecidos como “ramas” nas covas. O mais indicado é que sejam colocadas na posição vertical, pois assim as raízes ficarão mais superficiais, o que facilita a colheita. Em seguida, preencha as covas com terra e firme os caules.

2º passo

Depois que as ramas estiverem alocadas no substrato, regue com cuidado. A mandioca é sensível a falta de água, portanto, dê especial atenção às regas, principalmente nos primeiros dias.

O solo deve ficar sempre úmido, nunca encharcado, vez que água demais contribui para a proliferação de fungos e bactérias, que podem roubar os nutrientes da planta. 

3º passo

As condições de luminosidade devem ser boas, de modo que haja incidência de sol direto sob a planta. Nada de locais escuros ou meia sombra. Muita luz e claridade são essenciais para a espécie.

4ª passo 

A colheita pode ser feita de 12 a 18 meses após o plantio, a depender do cultivo. A mandioca nunca deve ser consumida crua, vez que pode liberar uma substância tóxica chamada ácido cianídrico.

Por isso, retire a casca, lave muito bem e cozinhe. Apesar do longo ciclo de plantação, vale muito a pena ter essa delícia no quintal de casa, sempre fresquinha e livre de agrotóxicos. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS