MEI
Posso ter Razão Social para MEI
O Microempreendedor Individual (MEI), como já se sabe, é uma modalidade criada para formalizar trabalhadores individuais que, até então, permaneciam sem regularização. A inscrição no MEI providência ao negócio um CNPJ, caracterizando-o como empresa.
No cenário empresarial, inclusive, ouve-se muito alguns conceitos, como razão social, nome fantasia, marca… Será que, por meio da formalização, tais expressões podem ser endereçadas ao MEI?
O que é razão social?
Primeiro, vamos definir razão social. Em palavras mais simples, é o nome legal da empresa, ou seja, aquilo que vai aparecer no cartão do CNPJ, nos contratos, alvarás, licenças, registros, enfim, todo documento de cunho oficial.
A razão social também é conhecida como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial. Deve ser registrada em cartório ou na Junta Comercial do seu estado e é o primeiro item pedido pelo Contrato Social quando ele é pedido.
O seu nome é formado pelo nome e sobrenome, certo? No caso da razão social, a denominação deve constar a identificação própria, ramo principal de atuação e enquadramento jurídico.
Por exemplo: Mariana Oliveira Cerimonial Eireli.
E nome fantasia, o que é?
O nome fantasia pode ou não ser igual à razão social. Mas, é interessante que você escolha um nome original, chamativo, para atrair a atenção das pessoas.
O MEI pode ter razão social e nome fantasia?
O MEI não pode ter razão social porque é registrado sob o nome do próprio empreendedor e não ser uma sociedade. Mas, pode ter um nome fantasia! Para isso, basta atualizar seus dados cadastrais no Portal do Empreendedor. Porém, não registra na Junta Comercial.
Para escolher, é interessante que o MEI certifique-se de que é exclusivo, se identifique com o produto ou serviço oferecido, pense no público alvo, sejam de fácil memorização e tenha um slogan.
O MEI pode registrar uma marca?
É o M do McDonald’s, a estrelinha da Mercedes ou a frutinha do Guaraná, entendeu?
O MEI pode ter uma marca, mas, deve se lembrar de que a criação de um nome fantasia não garante estar criando uma marca. Esta deve ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, o INPI.

-
Artigos1 dia atrás
Trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT: entenda as principais diferenças
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Precisa do número PIS? Veja como consultar essa informação
-
Agronegócio2 dias atrás
Substrato errado pode matar sua rosa-do-deserto; veja como evitar
-
Economia2 dias atrás
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos associativos
-
Economia2 dias atrás
Empreendedorismo sênior bate recorde e ganha diversidade no Brasil
-
Economia2 dias atrás
TikTok Negocia investimento de R$ 50 Bi no Ceará
-
Empresas2 dias atrás
Bradesco e BB formalizam acordo para equalização de participação na Elo
-
Tecnologia2 dias atrás
Governo cria grupo para coordenar plano de IA de R$ 23 bi