Economia
Receita Federal libera declaração pré-preenchida do IR
Os contribuintes já podem acessar os rendimentos.
A Receita Federal disponibilizou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ainda que de forma parcial. Apesar do atraso causado pela greve dos auditores-fiscais, os contribuintes já podem acessar os rendimentos de 2024 e importar informações da declaração anterior, como identificação e endereço.
Nesta fase inicial, a declaração pré-preenchida conta com dados obtidos pela Receita por meio de documentos como a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob), a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) e o Carnê-Leão Web. Também estão disponíveis informações sobre rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave, códigos de juros e restituições recebidas no ano-calendário.
Até o dia 1º de abril, a Receita Federal pretende acrescentar gradualmente outras informações na declaração pré-preenchida, incluindo saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações realizadas no ano-calendário, criptoativos, contas bancárias e ativos no exterior, além de contribuições para a previdência privada.
O envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou nesta segunda-feira (17) e seguirá até o dia 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita recomenda que os contribuintes estejam com toda a documentação necessária em mãos para conferir os dados apresentados na versão pré-preenchida e corrigir possíveis divergências.
A declaração pré-preenchida agiliza o processo de preenchimento e garante prioridade no recebimento da restituição. A expectativa da Receita é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas neste ano, um aumento de 6% em relação ao número registrado em 2024.
A Receita
A Receita Federal é um órgão do governo brasileiro responsável pela administração tributária e aduaneira do país. Sua principal função é arrecadar tributos, como o Imposto de Renda, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e as contribuições previdenciárias, além de combater a sonegação fiscal, o contrabando e a pirataria.
A Receita Federal também exerce controle aduaneiro sobre o comércio exterior, fiscalizando a entrada e saída de mercadorias e bens no território nacional. Além disso, é responsável pela gestão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), garantindo a regularidade fiscal de cidadãos e empresas.
(Com Agência Brasil).

-
Finanças2 dias atrás
Todo inquilino que mora de aluguel precisa conhecer essas regras
-
Carreira1 dia atrás
Salários surpreendentes! Profissões que ganham mais de R$ 10 mil e quase ninguém imagina
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil autoriza expansão da Starlink e acende alerta sobre regulamentação
-
Tecnologia1 dia atrás
Nova função do Instagram preocupa usuários: estamos em risco?
-
Finanças2 dias atrás
Essa moeda de 400 Réis pode estar entre suas coisas – e vale um bom dinheiro!
-
Finanças1 dia atrás
Não tem cartão de crédito? Veja como parcelar suas compras mesmo assim
-
Economia1 dia atrás
R$ 30 bilhões mensais: economia paralela das apostas expõe cenário de endividamento
-
Automobilística1 dia atrás
Bateria de carro elétrico vicia? Mito é desvendado por novas pesquisas