Economia
Reconhecimento de firma já pode ser feito totalmente online
A plataforma que permite ao cidadão realizar a digitalização de documentos e assinar eletronicamente já está no ar.
Reconhecer firma digitalmente já é uma realidade no país. A plataforma que permite ao cidadão realizar a digitalização de documentos e assinar eletronicamente já está no ar. Você pode ter acesso à plataforma através do site.
Veja também: Carteira de Trabalho Digital (CTPS): entenda como funciona
O projeto teve início no ano de 2020, devido ao isolamento social, causado pela pandemia do Covid-19, onde tudo estava sendo feito digitalmente.
Reconhecimento de firma
Este procedimento é o que atesta a autoria das assinaturas em um documentos. Essa autenticação costuma ser usada em comprar de imóveis, automóveis, etc.
Além da facilidade para aqueles que reconhecem firma, o projeto também irá beneficiar a preservação ambiental, economizando milhões de folhas no país.
Digitalização
Esse processo começou em maio de 2020, depois da regulamentação realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta regulamentação, já era oferecido pela plataforma e-Notariado outros serviços diretamente no site. Serviços como escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doações, partilhas, inventários e união estável, além de atos como procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos.
“A partir de agora, o cidadão pode escolher entre ir a um Cartório de Notas ou então fazer o serviço de forma eletrônica. Trata-se de uma facilidade enorme para os usuários, que ganham em comodidade e agilidade, ao mesmo tempo em que a sociedade e o mercado imobiliário seguem tendo a certeza e a confiança de que aqueles documentos digitais estão certificados por um notário, garantindo a segurança jurídica e a eficácia dos negócios pessoais e patrimoniais das pessoas”, informa Giselle Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal.
Para que o reconhecimento de assinatura seja feito de forma eletrônica, o usuário precisa ter um certificado digital motorizado que pode ser emitido gratuitamente pela plataforma e-notariado.
Durante o processo, o tabelião irá realizar a identificação do cidadão e o vínculo ao certificado, com validade de três (3) anos. Feito isso, é possível acessar a plataforma www.enotassina.com.br, enviar a documentação que deseja realizar a assinatura reconhecida, indicar quem são as pessoas que precisam assinar, realizar a assinatura eletrônica e enviar o documento ao destinatário final.
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