Conecte-se conosco

Economia

Entenda como estão as regras da aposentadoria do INSS para quem começou a trabalhar antes de 1998

Trabalhador precisa conhecer as novas regras da Previdência para se aposentar com um salário mais vantajoso.

Publicado

em

Quem pensa em se aposentar precisa ficar atento às novas regras em vigência desde que a reforma da Previdência foi aprovada. Para garantir um benefício mais vantajoso, o trabalhador precisa saber exatamente qual o momento certo de solicitar sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Leia mais: Até R$ 800: Diferença nos preços para obter CNH pode ser alta; Confira

Fazer o cálculo das contribuições e escolher a regra ideal para se enquadrar pode mudar em muito o valor do benefício. Se você começou a trabalhar antes de 1988, a maneira certa de evitar prejuízos financeiros é conhecer as regras de direito adquirido.

O que são essas regras?

O especialista em Previdência Hilário Bocchi Junior explica que as regras de direito adquirido dizem respeito aos trabalhadores que começaram a contribuir antes de 1998. Além delas, também foram estabelecidas as regras de transição, válidas para quem estava perto de se aposentar ou já havia dado entrada no benefício.

No caso dessas primeiras diretrizes, a aposentadoria é abordada de forma proporcional, permitindo que contribuinte se aposente com menos idade, menos pedágio e mais cedo.

“Apesar de o nome do benefício ser aposentadoria proporcional, o valor do benefício pode ser maior, explica Bocchi Junior.

Para quem se encaixa nessa situação, é possível calcular o valor da aposentadoria direito no site do especialista. A calculadora é gratuita e te ajuda a decidir o momento certo de solicitar o benefício ao INSS.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS