Curiosidades
Rock In Rio: o que o festival pode ensinar sobre marketing e business?
Você já parou pra pensar nas estratégias de marketing e em todo o business por trás do Rock in Rio? Saiba que não é à toa que esse é um dos maiores festivais do mundo!
O evento que está completando 37 anos de vida este ano já foi palco de atrações lendárias do mundo todo, recebendo a cada edição milhões de pessoas para prestigiá-lo. Todavia, pensando de forma mais pragmática e lógica, você já parou para analisar esse evento para além de um mero festival? Quais estratégias que foram utilizadas de marketing, marketing digital e todo o business que efetivamente contempla o Rock In Rio?
Como surgiu esse evento?
Em 1985, um projeto que foi pensado por Roberto Medina, através de um pedido que foi feito pela cervejaria Brahma. Na realidade, esse festival foi idealizado no intuito de tornar-se uma plataforma gigantesca de comunicação e de promoção das marcas, bem como de novas experiências. A primeira edição contou com 15 atrações nacionais, 16 atrações internacionais e mais de 1,38 milhão de espectadores.
O evento sempre foi lucrativo?
Mesmo com todos os investimentos de grandes empresas no festival, efetivamente, o Rock In Rio só foi conseguir um lucro líquido que realmente superou as expectativas na sua terceira edição.
O evento sempre foi um sucesso?
Que o Rock In Rio sempre foi um tremendo sucesso, disso não restam dúvidas. Mesmo passando por algumas problemáticas ao longo dos anos, o evento conseguiu ficar mais forte e consolidado com o passar do tempo. Além disso, é importante destacar que esse local de destaque só foi possível devido ao marketing de experiência que foi sugerido lá no início por Roberto Medina, desde sua primeira edição.
A estratégia de comunicação entre distintas empresas, bem como a parceria foram a fórmula do sucesso do Rock In Rio.
Mas por que as marcas investem tanto no festival?
Essa pergunta é simples de ser respondida. Se você pensa que o Rock In Rio é um festival que foi criado visando somente ao entretenimento e ao lucro, você não entendeu muito bem a mecânica do marketing. Na realidade, a visão de business por trás do evento é a ideia inicial e principal de Roberto Medina: criar estratégias de live marketing gigantescas e branding experience.
Dessa forma, as empresas que buscam investir no festival estão atrás de ações de branding experience e live marketing, como se fosse um trauma positivo na vida das pessoas. Hoje, o Rock In Rio é uma das maiores plataformas de comunicação que atua através do live marketing que o Brasil já viu. Por isso as empresas sempre querem investir nesse gigante do entretenimento!

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos22 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças11 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI21 horas atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer