Conecte-se conosco

Economia

Saiba os cuidados a se tomar para investir durante novo governo Lula

É comum haver mudanças no mercado financeiro, principalmente na troca de governos, entender as mudanças é essencial para quem investe.

Publicado

em

É necessário sempre estar atento às mudanças, principalmente quando se tem dinheiro em jogo. É comum haver alterações no mercado financeiro com a troca de governo. No entanto, estudando os últimos mandatos do petista, há situações que podem se repetir.

Essas situações podem gerar oportunidades ou momentos em que é necessário se atentar para não correr riscos com seus investimentos!

Empresas estatais são utilizadas para oportunidades sociais, investir nelas tem risco político. Isso porque, se usarmos como exemplo a Petrobras — que já foi utilizada tanto pelo governo petista quanto por Bolsonaro — para diminuir o preço dos combustíveis para a população, em contrapartida, seus gastos e despesas sobem, o que causa prejuízo ao lucro.

Independentemente de quem é o presidente eleito, é sempre necessário se precaver ao investir em empresas estatais para evitar esse risco.

Por outro lado, talvez seja um bom momento para comprar ações baratas de empresas privadas. Isso porque, nas eleições de 2002, houve certo receio da guinada que a economia daria após o Ibovespa ter tido uma queda de 36% entre os meses de janeiro e outubro.

No entanto, enquanto o governo anunciava seu ministério, aos poucos, a Bolsa foi se recuperando, zerando as perdas e não somente isso, também acumulando uma alta de 457%. O que foi contra diversos investidores que superestimaram as chances do governo da época de conseguir guinada antimercado.

Algo que já aconteceu nos anteriores mandatos do candidato petista, que se deve atentar, é a tentativa de fundir empresas para construir gigantes nacionais que teriam força para competir com as grandes empresas internacionais.

Um caso desses ocorreu em 2008, com a fusão de duas empresas de comunicação, a Brasil Telecom e a Telemar. O ativo que resultou a junção, R$ 41 bilhões, chamou a atenção dos investidores. Quem decidiu investir na empresa na época, perdeu praticamente tudo, visto que o valor das ações caíram 98% até a empresa solicitar recuperação judicial.

É necessário ficar atento, visto que essa ideia pode voltar juntamente ao governo petista, que havia a implementado anteriormente. Investir nessa ideia pode não somente não trazer os resultados esperados mas também pode acabar gerando prejuízo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS