Saúde
Sangue do futuro: Descoberta científica revela alternativa quase natural!
Será que os cientistas conseguiram descobrir a fórmula perfeita para o sangue artificial? Pesquisadores dos EUA estão envolvidos no estudo.
Uma das grandes dificuldades que os hospitais enfrentam é manter os estoques de sangue altos, visto que muitas pessoas não são doadoras. A fim de combater essa dificuldade, pesquisadores norte-americanos encontraram uma solução.
Os cientistas da Ohio State Universty descobriram a fórmula de sangue artificial perfeita. Ou, pelo menos, conseguiram identificar qual é a melhor forma de produzir glóbulos vermelhos (hemácias).
Pesquisadores descobrem fórmula para produzir hemácias
O sangue original que corre pelo nosso corpo é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos (leucócitos) e o plasma. O sangue artificial dos pesquisadores ainda não está completo, mas existem chances deles conseguirem o melhor proveito da fórmula inicial.
Os autores do experimento publicaram um artigo na revista científica Biomacromolecules, oportunidade em que explicaram sobre a fórmula dos glóbulos vermelhos artificiais. Segundo os cientistas, o mais importante é o tamanho das moléculas.
Sendo assim, se elas forem pequenas demais, podem correr o risco de vazarem pelos tecidos, algo que já aconteceu antes. A Agência Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, até os dias atuais não aprovou nenhum composto parecido para ser utilizado em pessoas.
De que forma o sangue artificial será utilizado?
Como já sabemos, o sangue artificial ainda precisa de elementos importantes para ser usado no futuro, caso os hospitais queiram substituir as transfusões convencionais. Mas os cientistas já possuem uma ideia de como esse sangue artificial poderia ser utilizado neste primeiro momento.
Os glóbulos vermelhos artificiais seriam concebidos como uma ferramenta de uso apenas em situações de grande emergência. O objetivo seria proporcionar uma sensação de alívio para o paciente até ele receber a transfusão de sangue original.
Uma das vantagens do novo recurso é que as hemácias sintéticas não apresentam antígenos em sua superfície, ao contrário das hemácias naturais. Isso significa que o sangue artificial será universal, podendo ser utilizado em pessoas de todos os tipos sanguíneos.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários