Conecte-se conosco

Saúde

Segredo revelado: Será que chocolate à noite sabota seu sono?

Que ele é delicioso não restam dúvidas, mas será que o chocolate é bom ou ruim para a qualidade do nosso sono?

Publicado

em

Chega a época de Páscoa e o consumo de chocolate aumenta muito no Brasil inteiro, principalmente entre as crianças. Mas será que comer chocolate demais pode atrapalhar o sono?

O doce, que é uma paixão mundial, tem diversas características, algumas boas para a saúde e outras nem tanto. Por exemplo: ele pode ser uma opção para quem tem oscilações de humor, crises de ansiedade ou TPM (tensão pré-menstrual).

Além de uma sobremesa saborosa, o chocolate melhora a capacidade de controlar a ansiedade e de responder ao estresse.

Segundo Theresa Schnorbach, psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental para insônia e líder da equipe de Pesquisa do Sono na Emma – The Sleep Company, o alimento pode ajudar a neutralizar os efeitos negativos de dormir pouco na nossa memória.

Quantidade ideal

Assim como todo alimento, o excesso também pode ser um problema. De acordo com Theresa, 100g de chocolate amargo possui tanta cafeína quanto uma xícara de café.

Desse modo, o consumo de apenas um quadrado de chocolate amargo por porção pode trazer benefícios ao seu humor sem afetar a qualidade do seu sono.

Devido à alta quantidade de cafeína, o alimento não é recomendado para crianças, já que elas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína e o seu consumo próximo ao horário de dormir pode prejudicar o sono. Já o chocolate ao leite pode ser consumido pelos pequenos, mas também sem exagero. Ele contém menor quantidade de cacau e cafeína.

No Brasil, mais de 20% das pessoas consomem chocolate pelo menos uma vez por dia. Entre 2020 e 2022, houve um aumento de 12,5% no número de famílias brasileiras que compraram ovos de Páscoa.

Segundo a Kantar, empresa de pesquisa de mercado, insights e consultoria, a tendência para 2023 é que o consumo continue aumentando. No geral, cada consumidor brasileiro compra, em média, cerca de 500 g de ovos artesanais e 390 g de ovos industrializados.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS