Conecte-se conosco

Cotidiano

Sem alívio! El Niño não dá trégua e forte calor deve continuar na primavera, diz Inpe

Previsão aponta para a permanência das altas temperaturas, com chance alta de que os registros sejam os maiores dos últimos anos.

Publicado

em

Está calor aí? A notícia que temos para hoje é que a sensação de alívio deve demorar um pouco ainda. O aumento das temperaturas que acometeu o Brasil nos últimos dias do inverno vai continuar durante a primavera.

A estação das flores começa neste sábado (23) e terá influência do fenômeno El Niño. A previsão é que o calor acima da média continue sendo registrado em grande parte do país, com chuvas intensas somente na região Sul, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A estimativa é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo ele, o El Niño deve influenciar o clima no Brasil até o início do ano que vem, reduzindo a ocorrência de chuvas no Norte e Nordeste do país.

Melhora um pouco, mas nem tanto

Apesar do calor continuar na primavera, de modo geral, a tendência é que ele seja um pouco menos intenso do que está ocorrendo agora. O país enfrenta, hoje, um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias em algumas regiões.

Como o El Niño continuará influenciando, o resultado acaba sendo a continuidade do calor. O efeito direto dele no Brasil é justamente esse, de fazer com que as temperaturas fiquem mais altas do que a média histórica.

O que já dá para dizer, portanto, segundo o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio, é que teremos uma primavera com calor acima da média.

“Mais para o final da primavera, as ondas de calor vão ficar mais quentes. Essas ondas de calor vão elevar a temperatura para acima de 35 graus em algumas regiões do país, chegando aos 40 graus”, diz ele.

Chuvas

Essa situação influencia diretamente no volume de chuvas. Isso porque, com o aquecimento das águas, o padrão de precipitação tende a reduzir e as temperaturas aumentarem.

Os meses de setembro, outubro e novembro, segundo a pesquisadora do CPTEC/Inpe, Caroline Vital, terão médias de temperatura acima do que, geralmente, ocorre nessa época do ano.

A pesquisadora alerta que vai chover abaixo da média na faixa norte do país e acima da média na região sul.

“Nesses locais, o volume de chuva previsto deve ficar acima da média histórica dos últimos 30 anos”, informa.

Início da primavera

A primavera começa, exatamente, às 03h50 (horário de Brasília) no Hemisfério Sul. Vale explicar que as estações do ano ocorrem porque o eixo de rotação da Terra inclina-se em relação ao plano de órbita.

Conforme a Terra orbita o Sol, o eixo inclinado sempre aponta na mesma direção, e isso faz com que diferentes partes da terra recebam raios diretamente do Sol.

O instante exato de início de uma estação do ano é estabelecido pela posição específica da Terra em sua órbita.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS