Saúde
Sente forte desejo por doces? Cuidado, pode ser um sinal precoce de demência!
Sente grande desejo por doces? Fique alerta, pois esse pode ser um sinal precoce de demência! Entenda mais sobre o assunto.
Você costuma sentir um forte e constante desejo por doces, chocolates, bolos e afins? Cuidado! Esse hábito alimentar pode ser um sinal precoce de demência.
Isso acontece porque, ao atingir os lobos temporal e frontal do cérebro, a demência pode começar a dar determinados sinais, é o caso do desejo excesso por alguns tipos de alimento, como os doces.
Desejo excessivo por doces pode ser sinal precoce de demência
Existe uma explicação para o aumento significativo do desejo de consumir doces quando atingido pela doença. Segundo a Associação do Alzheimer (Alzheimer’s Association), quando a demência está presente na vida da pessoa, as papilas gustativas podem diminuir.
Além disso, estudos sobre o assunto apontam que o nível de insulina produzida pelo cérebro cai, aumentam o nível de desejo por este tipo de alimento.
No entanto, isso pode ser bastante preocupante. O excesso de consumo de doces e chocolates acabam resultando em ganho de peso, além de não facilitar na criação de hábitos alimentares mais saudáveis. Com o avanço da doença, a situação pode tornar-se cada vez mais preocupante.
E a diabete?
A diabete é uma doença crônica que afeta como o corpo metaboliza a glicose, um tipo de açúcar que é a principal fonte de energia para as células.
A glicose é produzida a partir dos alimentos que ingerimos e é transportada pelo sangue até as células, onde é usada ou armazenada. Para que a glicose possa entrar nas células, é preciso que o hormônio insulina esteja presente, que é produzida pelo pâncreas, um órgão localizado atrás do estômago.
Diversos estudos recentes apontam que pode existir uma ligação entre a demência e a diabete, principalmente no caso da diabete tipo 2.
Segundo a revista Science, ingerir açúcar em excesso pode ser prejudicial para a saúde de diversas formas, inclusive prejudicando a função cognitiva e causando danos aos neurônios.
Estudiosos do assunto afirmam ainda que, conforme as estimativas, aqueles que possuem diabete estão mais propensos a desenvolver demência.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção