Conecte-se conosco

Economia

Sentimento do investidor da zona do euro piora em outubro

No entanto, especialista afirma que não há nenhum perigo iminente relevante para a economia da região a curto prazo.

Publicado

em

O sentimento dos investidores da zona do euro se deteriorou em outubro, encerrando uma série de cinco altas mensais consecutivas, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 05. O motivo da queda seria a preocupação com o aumento das infecções por coronavírus no bloco.

A leitura no índice Sentix para a zona do euro caiu para -8,3, ante nível de -8,0 em setembro. Segundo especialistas consultados pela Reuters, a projeção era de leitura de -9,5.

O índice da situação atual subiu para -32,0, contra leitura de -33,0 no mês anterior, sedo este o nível mais alto registrado desde março, quando a Alemanha impôs lockdowns e restrições sociais para desacelerar a disseminação da Covid-19.

Já o índice de expectativas caiu para 18,8, de 20,8 na pesquisa anterior, indicando o menor patamar desde maio, devido a preocupações com um possível aumento nas infecções durante os meses de inverno no Hemisfério Norte.

Patrick Hussy, da Sentix, minimizou a importância da ligeira queda no sentimento em comunicado, e ressaltou que a pesquisa não revelou um perigo iminente para a economia da zona do euro.

Segundo o especialista, a recuperação econômica da região está pausando para respirar. “Os dados não contêm nenhum elemento de risco de curto prazo relevante. O índice de expectativas ainda está em um nível alto, apesar da queda de dois pontos”, acrescentou

No total, 1.085 investidores foram entrevistados pela Sentix entre os dias 1º e 3 de outubro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS