Conecte-se conosco

Saúde

Síndrome Mão-Pé-Boca: tudo o que você precisa saber sobre essa doença viral!

A Síndrome Mão-Pé-Boca teve um aumento significativo de casos. Saiba tudo sobre essa doença viral que atinge principalmente as crianças.

Publicado

em

Se comparados ao ano passado, os três primeiros meses de 2023 tiveram um significativo aumento de casos da Síndrome Mão-Pé-Boca, que atinge especialmente as crianças.

A doença está registrando surtos em Minas Gerais e Santa Catarina. Além disso, ainda se comparado a 2022, São Paulo enfrenta um aumento de 149% no número de casos.

O infectologista pediátrico Márcio Nehab, em entrevista à CNN, explica que essa doença é viral, transmitida por contato, sendo causada pelos vírus Coxsackies e enterovírus. “Ela é transmitida tossindo, falando, com contato de secreções contaminadas, incluindo fezes“, explica Nehab.

Essa doença acomete especialmente crianças, no entanto, não se limita apenas a elas. Dessa maneira, adolescentes e adultos também podem adoecer.

O período de incubação desses vírus é entre 3 e 6 dias, no entanto, o que traz preocupação é que o organismo de crianças elimina vírus por semanas, e até mesmo meses, por meio de secreções e fezes.

Sintomas e tratamento

Os sintomas causados pela doença explicam seu nome. “Ela se manifesta com o aparecimento de lesões, principalmente dentro da boca, nos pés e nas mãos, por isso o nome“, conta Nehab. As lesões avermelhadas são o sintoma inicial, mas podem evoluir para bolhas d’água e até mesmo se assemelhar à catapora.

As lesões dentro da boca são muito doloridas, se assemelham a aftas e são um problema para as crianças, que muitas vezes têm a hidratação e a ingestão de alimentos dificultadas“, comenta o infectologista.

O médico acrescenta que antes dos primeiros sintomas aparecerem, é difícil identificar a doença. Dessa forma, se seu filho não se sentir bem, o ideal é afastá-lo das atividades do dia a dia, como creche, escola e atividades extracurriculares.

Para o especialista, o melhor meio para prevenir a doença é evitar o contato com outras crianças ou adultos acometidos pela Síndrome Mão-Pé-Boca.

Ainda não existe um tratamento para essa síndrome, sendo assim, tratam-se apenas os sintomas que o paciente apresenta, como, por exemplo, febre e dor.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS