Saúde
Sono tranquilo: saiba que ESSES hábitos não proporcionam uma boa noite de sono
Muitas pessoas enfrentam dificuldades quando o assunto é ter uma boa noite de sono. Dessa forma, existem hábitos a serem evitados.
Muitos brasileiros enfrentam problemas com a hora de dormir, assim, para conseguir algumas horas de sono, apelam para hábitos que podem não proporcionar uma boa noite de sono.
O corpo humano precisa dormir para se recuperar do dia, é nesse momento que nosso corpo descansa e produz hormônios essenciais. É importante garantir uma boa noite de sono, pois aqueles que dormem bem, tem tendência a uma melhor qualidade de vida.
Porém, é possível perceber que cada vez mais, temos dormido menos. Isso, segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), colhidos entre os anos de 2018 e 2019.
Em 2018, os brasileiros, segundo a ABS, costumavam dormir por volta de 6,6 horas por noite. Esse número caiu em 2019, se tornando 6,4 horas por noite.
Se comparado há 50 anos, temos dormido cerca de duas horas a menos. Essa mudança na rotina do sono, tem tudo a ver com mudanças nos hábitos e na rotina do dia a dia.
Segundo a pesquisa da Sleep Epidemiology, cerca de 66% dos brasileiros dorme mal, essa situação é pior para as mulheres, com o sono cerca de 10% pior.
Hábitos na hora de dormir
Existem hábitos que podem até te ajudar a sentir sono, mas não serão capazes de te proporcionar uma boa noite de sono. Entre esses, podemos citar, por exemplo, dormir com a televisão ligada.
Atire a primeira pedra quem nunca dormiu enquanto assistia a algum programa ou filme! Os especialistas indicam que, o ambiente do quarto, deve ser relacionado ao ato de dormir. Dessa maneira, as demais atividades devem ser feitas fora desse local.
A médica neurologista, especializada em sono da Unidad de Medicina del Sueño de Fleni, Agustina Furnari, comenta que o ideal, seria que os aparelhos eletrônicos fossem desligados pelo menos uma hora antes do que se espera dormir, pois liberam uma luz que capaz de suprimir a secreção de melatonina.
Por outro lado, Stella Valiensi, que é médica neurologista do Hospital Italiano e também presidente da Associação Argentina de Medicina do Sono, comenta que o hábito de usar as telas funciona quase que como um remédio para algumas pessoas.
Por isso, Valiensi aconselha a se ter cuidado com o que se assiste, sempre preferindo coisas mais calmas e leves, para não afetar o sono. Adiar o alarme pode te fazer acordar ainda mais cansado! Você sabia?
Nada de ativar o soneca para ter mais aqueles cinco minutinhos. Isso porque, ao acordar, o processo do sono se reinicia, o que te deixa mais cansado.
Ficar na cama ao ter insônia, também não é uma boa ideia. Isso porque pode trazer uma má associação involuntária com a sua cama e o seu ambiente de descanso.

-
Tecnologia17 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Bancos2 dias atrás
Nubank lucra US$ 557,2 mi no 1TRI25 e alcança 118,6 milhões de clientes
-
Empresas2 dias atrás
Azul tem prejuízo ajustado de R$ 1,8 bi no 1TRI25
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las