Conecte-se conosco

Saúde

SOS unhas perfeitas: mitos e verdades sobre os cuidados que devemos ter

Não é papo de salão. Fique por dentro dos principais cuidados com as unhas e saiba o que é mito e o que é verdade sobre manicure.

Publicado

em

Quem não gosta de ter as unhas bonitas e bem cuidadas? Afinal, como qualquer outra parte do nosso corpo, elas também merecem atenção e cuidados específicos e ainda ficam lindas quando bem tratadas, não é mesmo?

Por isso, confira uma lista com mitos e verdades sobre como cuidar das duas unhas em erros, confira!

  • Apareceram manchas brancas nas minhas unhas, e agora?

Calma! Isso é muito comum e geralmente não indica nenhum problema. Na maioria dos casos, é apenas sinal de algum trauma na unha – pode ter sido alguma batidinha que você nem se lembre mais. No entanto, caso persista, procure um dermatologista.

  • O que fazer quando as unhas estão fracas?

Esse problema pode ter diversas origens, geralmente é causado por alguma deficiência na alimentação, como anemia, que precisa ser investigada em um exame médico. Má circulação e disfunção na tireoide também são possíveis causas.

  • Manicure também precisa de hidratação?

Antes de mais nada, é superimportante destacar que a água é fundamental para o corpo como um todo, e a unha não fica de fora dessa regra. Essa hidratação deve começar sempre da forma clássica: bebendo água.

Além disso, existem, sim, alguns produtos específicos para hidratar a região, como silicones e substâncias à base de amônia e ureia que são muito boas para unhas e cutículas. Esses produtos vão deixá-las mais fortes e resistentes.

  • As unhas precisam respirar?

Sim e não. Entenda: caso a sua unha esteja saudável, não é necessário que ela faça essa pausa sem esmalte, o chamado respiro. No entanto, se estiver quebradiça, fraca, descamando, talvez seja o caso de investir apenas em fortalecedores por um tempo, podendo ficar até 60 dias longe das cores, apenas tratando.

  • As lixas são mocinhas ou vilãs?

Na realidade não existe nenhuma contraindicação ao uso das lixas para regular o comprimento das unhas. Já as polidoras não devem ser usadas com frequência, pois elas desgastam a superfície e deixam suas garras mais finas, o que as deixam, também, mais fracas.

  • Quando tirar as cutículas?

O ideal mesmo é não tirar! A cutícula é uma proteção para as unhas e, quando retirada, ela abre porta para infecções. O ideal é apenas empurrar, hidratar e esmaltar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS