Cotidiano
STJ sofre ataque cibernético de hacker famoso
Superior Tribunal de Justiça.
O site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sofreu um ataque cibernético e ficou fora do ar dia 4. De acordo com o portal Ciso Advisor, um hacker identificado pelo codinome “Azael” assumiu a responsabilidade pelo ataque. Azael é conhecido por realizar ataques a sites brasileiros há mais de um ano.
O domínio stj.jus, aparentemente hospedado em servidores da Cloudflare, exibia uma tela da empresa de tecnologia informando que não havia resposta dos servidores do STJ. O incidente é compatível com um ataque de negação de serviço (DoS), embora não seja possível determinar se ele é distribuído.
Esse tipo de ataque cibernético tem o objetivo de sobrecarregar os servidores de uma página, impedindo o acesso ao site, o que pode causar danos significativos ao funcionamento de um órgão. Azael se tornou conhecido por realizar ataques de caráter ativista, que visam organizações do governo brasileiro, incluindo universidades federais, com uma série de ocorrências de assédio em instituições de ensino.
Este não é o primeiro ataque ao STJ. O órgão já havia sido alvo de hackers em setembro do ano passado, durante o feriado de 7 de setembro. Na ocasião, o STJ classificou o incidente como uma “atividade criminosa cibernética”, e o ataque teve como objetivo paralisar os sistemas do tribunal. Até o momento, o site do STJ continua fora do ar.
Ataque cibernético
Um ataque cibernético é uma tentativa deliberada de prejudicar, desativar ou acessar sistemas, redes e dispositivos de forma ilegal. Esse tipo de ataque pode ser realizado por hackers, cibercriminosos ou até grupos com intenções políticas ou ideológicas.
Os ataques cibernéticos podem ter diversos objetivos, como roubo de dados pessoais ou financeiros, interrupção de serviços online, espionagem, vandalismo digital, entre outros. Eles podem envolver técnicas como vírus, malware, phishing, ransomware e ataques de negação de serviço (DoS), entre outros. Em muitos casos, esses ataques podem causar danos significativos às organizações, afetando suas operações e a confiança dos usuários, além de comprometer a segurança e privacidade das informações.

-
Tecnologia1 dia atrás
Novo tipo de golpe ameaça segurança em pagamentos por aproximação
-
Moedas2 dias atrás
Mala com MILHÕES de cruzados é encontrada por irmãos. Quanto esse dinheiro vale?
-
Finanças17 horas atrás
Todo inquilino que mora de aluguel precisa conhecer essas regras
-
Loterias1 dia atrás
Idoso descobre fórmula para ganhar na loteria após 25 anos
-
Finanças1 dia atrás
Essa moeda de 400 Réis pode estar entre suas coisas – e vale um bom dinheiro!
-
Economia1 dia atrás
Fraude no INSS: quando os descontos indevidos serão devolvidos?
-
Tecnologia9 horas atrás
Nova função do Instagram preocupa usuários: estamos em risco?
-
Automobilística2 dias atrás
Abastecer o tanque do veículo até a boca é péssimo – e pode te fazer pagar caro