Conecte-se conosco

Agronegócio

Tempero em casa: aprenda a cultivar tomilho

Planta possui propriedades medicinais e incrementa produção de receitas.

Publicado

em

O tomilho foi muito usado na Antiguidade para fins medicinais e, ainda hoje, é indicada para dar mais sabor e tempero às receitas. Mas você sabe quais benefícios que podem trazer a nossa saúde?

Veja também: Tempero em casa: aprenda a cultivar cheiro verde

O temperinho tem papel importante no reforço da imunidade, já que estimula a produção de glóbulos brancos e ainda melhora a circulação sanguínea.

O tomilho também possui ação antioxidante, ajuda a reduzir a pressão arterial por diminuir o colesterol ruim, tem propriedades antissépticas e ainda ajuda a prevenir o câncer por ter agentes antioxidantes.

Além de ser usado na comida, ele também pode ser utilizado na produção de sabonetes artesanais, já que ajuda a combater o aparecimento de espinhas e acnes sobre o rosto. Ou seja, seu consumo traz inúmeros benefícios. E tê-lo em casa pode ser uma grande vantagem!

Vamos aprender como plantá-lo?

O cultivo de tomilho pode ser feito de várias formas, que vão desde as sementes até o uso de estacas.

É preciso que o solo seja bem fofo para facilitar o desenvolvimento da raiz da planta. A terra também precisa ser rica em nutrientes, que ajudarão o tempero realize o processo de fotossíntese de forma muito mais fácil. Para isso, faça o uso de húmus de minhoca ou de restos de casca de ovo. O tomilho também gosta de carvão.

Mantenha o vaso em local ensolarado e fresco. Regue a planta sempre que notar a terra seca, com mais frequência nas primeiras semanas após o plantio, mas tomando cuidado para evitar o encharcamento.

Em breve, ele já estará pronto para o consumo!

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS