Agronegócio
Tipicamente brasileiro: conheça os benefícios do famoso guaraná!
Comumente encontrado na Floresta Amazônica, o guaraná é muito utilizado no preparo de refrigerantes
Certamente você já ouviu falar do famoso guaraná (Paullinia cupana). Originário da Floresta Amazônica e encontrado no Brasil, Venezuela, Peru e Colômbia, o fruto do guaranazeiro possui cor avermelhada e semente escura, coberto por uma área branca. Quando maduro, o guaraná se abre, criando uma fenda, semelhante a um olho.
Sua árvore pode alcançar até 10 metros de altura e possui flores brancas e grandes. Já o seu fruto nasce em cachos e demora entre três e cinco anos para surgir. A sua colheita é feita de maneira manual, onde é retirado somente a parte preta (fruto) e eliminada a gosma branca que o envolve. Feito isso, a semente do guaraná passa pelo processo de lavagem, seca e torra, e em seguida, está pronto para a produção dos refrigerantes, por exemplo.
Entretanto, o guaraná não é apenas utilizado para a fabricação da bebida. As sementes da planta possuem até três vezes a quantidade de cafeína que os grãos de café e é muito utilizada para fins medicinais, por ser rica em taninos e nos estimulantes teofilina e teobromina. O guaraná também possui antioxidantes, como taninos, saponinas e catequinas.
Dessa forma, o guaraná é muito utilizado também, na produção de xaropes, barras e bebidas energéticas, atuando na diminuição da fadiga, aumentando o estado de alerta mental e promovendo a perda de peso, além de combater o cansaço físico e mental.
Confira a seguir os benefícios que o guaraná proporciona para a sua saúde.
Benefícios
- Melhora a concentração
- Aumenta a disposição
- Auxilia no emagrecimento
- Combate os radicais livres
- Melhora a visão
- Trata a constipação
- Protege contra doenças cardiovasculares
- Retarda o envelhecimento precoce da pele
Dicas e efeitos colaterais
Como a maioria dos alimentos, o consumo do guaraná deve ser moderado, pois o fruto é rico em cafeína. Se consumido de maneira exagerada, pode causar efeitos colaterais, como insônia, dores de cabeça, nervosismo, ansiedade, problemas estomacais, náuseas, vômitos, delírio, frequência cardíaca irregular, aumento na pressão arterial, respiração rápida, tremores, entre outros.
Outra dica é evitar o consumo de refrigerantes e bebidas energéticas que contém açúcar. Prefira o consumo de formas mais naturais.
Agora que você conhece os principais benefícios do guaraná e como consumi-lo da melhor forma, que tal inserir esse fruto na sua alimentação?

-
Finanças23 horas atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Mundo7 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Qual é a celebridade feminina mais rica dos EUA? Veja o top 10
-
Economia1 dia atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Governo vai alterar declaração de investimentos no IR; veja as medidas previstas
-
Bancos9 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Empresas1 dia atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções