Política
Trabalhadores brasileiros são pegos de surpresa com a alteração da idade mínima de aposentadoria (Karolina)
O sonho da aposentadoria pode estar mais distante do que se imaginava, agora que o INSS promoveu uma alteração na idade mínima do benefício.
Estabelecida em 2019, a reforma da Previdência impactou diversos trabalhadores ao trazer alterações às regras para o recebimento do benefício da aposentadoria.
A idade mínima, assim como o tempo de contribuição necessário para se aposentar, passou por alterações. Dessa forma, anualmente a idade mínima passa por um aumento.
Para não afetar os trabalhadores bruscamente, foram propostas as regras de transição para diminuir o impacto das novas regras.
Deseja se aposentar no ano de 2023? É preciso estar atento às regras e às mudanças para o processo poder ser concluído da melhor maneira possível.
Aposentadoria por idade
Para se aposentar por idade, é necessário ter contribuído para o INSS por pelo menos 30 anos para mulheres e 35 para homens. Além disso, em 2023, para conseguir se aposentar nessa modalidade, as mulheres deverão ter, pelo menos, 58 anos, e os homens, pelo menos 63 anos.
Devido à reforma da Previdência, a idade mínima deverá aumentar gradativamente, até que em 2031 as trabalhadoras do sexo feminino precisem ter no mínimo 62 anos para se aposentar por meio dessa categoria.
Para os homens, a idade também aumentará gradativamente, de forma que em 2027 eles precisem ter pelo menos 65 anos para se aposentar.
É possível fazer uma simulação de aposentadoria?
Com as diversas facilidades que a tecnologia traz, é claro que há facilidades também para os trabalhadores, como a plataforma ou aplicativo Meu INSS.
Essa oferece diversos serviços, sendo um deles uma calculadora que simula o tempo necessário até a aposentadoria. Ter esse conhecimento é importante para se evitar atrasos na concessão do benefício ao trabalhador.
A calculadora do INSS utiliza o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para ter acesso aos seus dados trabalhistas e realizar a simulação.
É importante ressaltar que o trabalhador deve verificar as informações que constam no Extrato Previdenciário do CNIS para nenhum dado ficar de fora e o cálculo seja feito corretamente.
Como fazer a simulação?
Pelo aplicativo, é necessário clicar na opção escrita “Do que você precisa?” e escrever “Simular aposentadoria”. Para alterar dados e informações, é preciso apenas clicar no ícone de lápis. Com tudo correto, é só clicar na opção “Recalcular” e você terá os resultados.
É interessante lembrar que também é possível solicitar a sua aposentadoria utilizando o Meu INSS, não sendo necessário se encaminhar a uma agência da Autarquia.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp