Automobilística
Três carros populares no Brasil tiram nota zero em segurança
Latin NCAP alterou os parâmetros de avaliação e veículos foram reprovados. Entre as marcas estão a Hyundai, Ford e Renault. Confira mais:
O Renault Duster, Hyundai HB20 e o Ford Ka reprovaram nos testes de segurança do Latin NCAP. Os parâmetros de avaliação foram atualizados e ficaram mais rígidos em 2021. Com isso, o SUV e os dois hatchs tiraram nota zero a partir dos resultados obtidos.
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Os mesmos veículos já haviam passado nos testes do NCAP anteriormente. Porém, o método de avaliação mudou em outubro de 2020. Com isso, as notas de segurança também foram alteradas.
Requisitos
Com isso, ter uma avaliação ruim em alguns dos quesitos é quase garantia de nota zero. No caso, os danos da estrutura são um dos fatores decisivos.
Fora isso, alguns itens adicionais passaram a ser sugeridos e cobrados no teste. Entre eles estão o controle de estabilidade eletrônico, lembretes de cinto de segurança e proteção e pedestres. Muitos veículos em versões mais simples, principalmente, não possuem esses recursos. Afinal, nada disso era cobrado anteriormente.
Apesar disso, o Latin NCAP afirma que as montadoras estavam cientes da mudança desde 2017. As novas normas começaram a ser implementadas ainda em 2019. Porém, somente neste ano, os testes acabaram sendo motivo de polêmicas.
Para conquistar nota máxima na primeira etapa de testes é necessário obter pontuação mínima de:
– 75% na proteção de ocupantes adultos;
– 80% em proteção de ocupantes infantis;
– 50% em proteção de pedestres; e
Vale destacar que o Latin NCAP aumenta a porcentagem de pontos necessários em cada aspecto ao longo dos anos
Veja a nota da Renault sobre a avaliação do Duster:
O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
Em 2020, o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos.
O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei. A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

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