Conecte-se conosco

Automobilística

Última edição do Gol já vendeu TODAS as unidades no Brasil

O carro mais popular do Brasil se despede em sua edição Gol Last Edition. Em poucas horas os 650 carros disponíveis no Brasil foram vendidos.

Publicado

em

O Gol é o carro mais popular entre os motoristas brasileiros. Em mais de 40 anos, a Volkswagen fabricou, em média, oito milhões de Gol, sendo 90% desses vendidos apenas no Brasil. Na época de seu lançamento, o modelo surgiu como uma substituição do VW Fusca.

Nos anos 1980, a Volkswagen ultrapassou as vendas do Fiat Uno, vendendo em média 3,2 desse modelo. Nos primeiros modelos de Gol, houve um erro estratégico: os carros vinham com ar-condicionado de Fusca e Kombi. Com isso, o modelo quase se despediu logo depois de seu lançamento.

Contudo, a questão foi resolvida quando os propulsores da família AP foram inseridos no Gol. Depois disso, foi um sucesso entre os brasileiros. Mas apenas em 2014 que o Gol saiu do ranking de popularidade, quando perdeu para o Fiat Palio e, posteriormente, para o Chevrolet Onix.

Hoje, o Gol, carro mais popular das últimas décadas, se despede. O sucesso de compra do Gol se deve ao fato de ter um preço mais acessível e atender às necessidades básicas do motorista.

No dia 24 de novembro de 2022, a Volkswagen deu início às vendas do Gol Last Edition. Em apenas um dia de venda, a edição limitadíssima se esgotou. Seu valor de venda foi de R$ 96.000.

650 modelos foram vendidos no Brasil, os demais foram vendidos em outros países latino-americanos. Um unidade do Gol Last Edition ficará no  museu da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

Mas afinal, por que o Gol sairá de linha?

Assim como aconteceu com o Uno, Sandero e Palio, com o tempo, o Gol se deteriorou. Além disso, os brasileiros perderam o interesse em comprar carros zero, preferindo os seminovos ou os usados.

Outro fator que contribuiu para o fim da fabricação do Gol é que as mudanças nas leis de trânsito elevaram o custo dos projetos. Com o custo alto de produção, não tem mais como vender o veículo a um preço acessível, consequentemente, o carro deixa de ser popular.

O preço se comparou a quantias pagas em modelos de carros mais sofisticados, logo, se o comprador tem a oportunidade de comprar um carro melhor com o mesmo preço do carro popular, é certo saber qual ele vai escolher. Com isso, o Gol foi deixando de gerar valor pra Volkswagen.

Outro fator determinante para a interrupção de fabricação do Gol é que o modelo não se alinha às novas regras de segurança e de emissões do país impostas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

A nova aposta da Volkswagen para a substituição do Gol será o Polo Track.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS