Automobilística
Última edição do Gol já vendeu TODAS as unidades no Brasil
O carro mais popular do Brasil se despede em sua edição Gol Last Edition. Em poucas horas os 650 carros disponíveis no Brasil foram vendidos.
O Gol é o carro mais popular entre os motoristas brasileiros. Em mais de 40 anos, a Volkswagen fabricou, em média, oito milhões de Gol, sendo 90% desses vendidos apenas no Brasil. Na época de seu lançamento, o modelo surgiu como uma substituição do VW Fusca.
Nos anos 1980, a Volkswagen ultrapassou as vendas do Fiat Uno, vendendo em média 3,2 desse modelo. Nos primeiros modelos de Gol, houve um erro estratégico: os carros vinham com ar-condicionado de Fusca e Kombi. Com isso, o modelo quase se despediu logo depois de seu lançamento.
Contudo, a questão foi resolvida quando os propulsores da família AP foram inseridos no Gol. Depois disso, foi um sucesso entre os brasileiros. Mas apenas em 2014 que o Gol saiu do ranking de popularidade, quando perdeu para o Fiat Palio e, posteriormente, para o Chevrolet Onix.
Hoje, o Gol, carro mais popular das últimas décadas, se despede. O sucesso de compra do Gol se deve ao fato de ter um preço mais acessível e atender às necessidades básicas do motorista.
No dia 24 de novembro de 2022, a Volkswagen deu início às vendas do Gol Last Edition. Em apenas um dia de venda, a edição limitadíssima se esgotou. Seu valor de venda foi de R$ 96.000.
650 modelos foram vendidos no Brasil, os demais foram vendidos em outros países latino-americanos. Um unidade do Gol Last Edition ficará no museu da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).
Mas afinal, por que o Gol sairá de linha?
Assim como aconteceu com o Uno, Sandero e Palio, com o tempo, o Gol se deteriorou. Além disso, os brasileiros perderam o interesse em comprar carros zero, preferindo os seminovos ou os usados.
Outro fator que contribuiu para o fim da fabricação do Gol é que as mudanças nas leis de trânsito elevaram o custo dos projetos. Com o custo alto de produção, não tem mais como vender o veículo a um preço acessível, consequentemente, o carro deixa de ser popular.
O preço se comparou a quantias pagas em modelos de carros mais sofisticados, logo, se o comprador tem a oportunidade de comprar um carro melhor com o mesmo preço do carro popular, é certo saber qual ele vai escolher. Com isso, o Gol foi deixando de gerar valor pra Volkswagen.
Outro fator determinante para a interrupção de fabricação do Gol é que o modelo não se alinha às novas regras de segurança e de emissões do país impostas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
A nova aposta da Volkswagen para a substituição do Gol será o Polo Track.
-
Economia2 dias atrás
Imposto de Renda: Presidente sanciona lei que altera tabela
-
Empresas1 dia atrás
Petrobras: Agência de risco emite alerta sobre a companhia
-
Economia23 horas atrás
Salário Mínimo: INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima
-
Empresas23 horas atrás
Bradesco tem lucro quase 2% menor no 1TRI24
-
Economia2 dias atrás
Rating do Brasil: Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito
-
Empresas2 dias atrás
Petz anuncia pagamento de dividendos aos acionistas; veja
-
Empresas1 dia atrás
Mercado Livre registra lucro 71% no 1TRI24
-
Empresas2 dias atrás
Equatorial distribuirá R$ 516,2 mi em dividendos