Conecte-se conosco

Agronegócio

Um macaco no jardim? Aprenda a cultivar o cacto rabo-de-macaco

Saiba quais os principais cuidados que devem ser seguidos para obter sucesso no cultivo da planta. E aproveite para completar a sua coleção!

Publicado

em

Hildewintera colademononis, popularmente conhecida como rabo de macaco, é uma espécie de cacto pendente que possui espinhos brancos e caules alongados. Nativo da América do Sul, o cacto rabo-de-macaco dificilmente passa despercebido, sendo uma ótima opção para a ornamentação de ambientes.

Apesar de ser uma planta de fácil manejo, ideal que sejam empregues os cuidados básico do cultivo tradicional para que sua plantinha cresça forte e robusta. Excêntrico, o cacto ainda dá flores magnificas e vale muito a pena ter um exemplar em casa. Se interessou? Então acompanhe as preferencias da espécie.

Reprodução: Freepik

Mudas

A propagação da planta acontece por meio de sementes e estacas, sendo que o cultivo por estacas é o método ideal para garantir novas mudas com facilidade. Para isso, retire estacas de aproximadamente 12 cm de uma planta adulta saudável. Deixe cicatrizar, coloque enraizador na base e depois plante em pequenos vasos. Assim que enraizarem, transplante no local definitivo.

Irrigação

As regas do rabo-de-macaco devem ser espaçadas, aproximadamente a cada 3 dias ou quando o substrato estiver seco. Por ser muito resistente, imprescindível que a irrigação se dê de forma moderada, pois a água em excesso pode apodrecer as raízes da planta.

Luminosidade

O ambiente ideal para o cultivo do rabo-de-macaco é o sol pleno, porém a planta também tolera meia-sombra desde que recebe boa luminosidade.

Solo ideal

A espécie aprecia substrato bem drenável e recomenda-se que o solo seja a base de terra vegetal, areia e materiais fibrosos, como casca de pinus e pedaços de carvão.

Adubação

O cacto pode receber adubo uma vez por mês para estimular o seu crescimento e floração.

Pragas

Fique atento ao ataque de pragas que podem comprometer o bom desenvolvimento da sua plantinha, como ácaros, pulgões e cochonilhas. Se necessário, utilize inseticidas de boa procedência.

Agora que você sabe quais cuidados deve seguir, que tal completar a sua coleção com essa espécie? Aproveite!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS