Saúde
Uso excessivo de celular pode afetar a sua saúde física e mental; Entenda
O celular é um dos aparelhos mais utilizados no nosso dia a dia. Logo, é necessário ficar atento às doenças relacionadas ao seu uso excessivo.
Ao longo das últimas décadas, o celular passou a ser um elemento fundamental para nos comunicarmos, para nos localizarmos no espaço e até tornou-se comum fazer as compras do mês através de um smartphone.
No entanto, por conta da variedade de ações que se podem realizar com apenas um aparelho em mãos, muitas pessoas podem se tornar dependentes dessa tecnologia, causando impactos na saúde tanto mental quanto física.
Estudos vêm evidenciando os malefícios que o celular pode causar na vida das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o tempo médio gasto na utilização de celulares e tecnologias similares aumentou de 1,7 para 2,2 horas por dia.
Nesse sentido, o período pandêmico é apontado como um dos agravantes do aumento do uso desses aparelhos principalmente voltados para o lazer e para o consumo. Logo, o uso excessivo dos celulares vem trazendo problemas de saúde para muitos brasileiros.
Impactos na saúde mental
Ansiedade, depressão, insônia e falta de concentração são doenças relacionadas ao uso excessivo do celular. Diante das redes sociais, onde as pessoas normalmente mostram apenas o lado bom de suas vidas, torna-se ainda mais propensa a incidência de doenças psicológicas.
Sendo assim, é importante utilizar essa tecnologia de uma maneira equilibrada e sempre aproveitando o melhor que os celulares podem nos proporcionar, como economizar tempo na hora de pagar uma conta através dos bancos digitais ou até mesmo aproveitar tempo livre para se divertir com jogos que exercitam o cérebro.
E na saúde física?
Além dos problemas psicológicos, o uso excessivo do celular também pode ocasionar problemas no corpo. Dessa maneira, o posicionamento do pescoço no momento de utilizar o aparelho pode acarretar em dores crônicas no futuro.
Por isso, recomenda-se que, ao utilizar o aparelho, mantenha a tela na linha horizontal regular à postura do corpo.
Além disso, a prática de exercício físico de maneira regular pode te ajudar na prevenção dessas dores. Portanto, para evitar problemas futuros, é necessário utilizar o celular com moderação.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Agronegócio22 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Investimentos2 dias atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Finanças1 dia atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Bancos16 horas atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI2 dias atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer
-
Economia1 dia atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?